5 dezembro 2025

Alcolumbre confirma instalação da CPMI do INSS para a próxima semana

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou nesta quarta-feira (13/8) que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar irregularidades no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) será instalada “impreterivelmente” na próxima semana.

Segundo o parlamentar, já houve conversa com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que deve reunir líderes partidários nesta quinta-feira (14/8) para definir os nomes que comporão o colegiado. A presidência da comissão ficará com o senador Omar Aziz (PSD-AM) e o relator será um deputado, ainda a ser escolhido pelos líderes da Câmara.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Davi Alcolumbre, Presidente do Senado FederalFoto: Senado Federal Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB)Reprodução Presidentes da Câmara, Hugo Motta; e Senado, Davi AlcolumbreFoto: Jonas Pereira/Agência Senado Reprodução Internet Alcolumbre diz que vai promulgar aumento de deputados se Lula não sancionarFoto: Saulo Cruz/Agência Senado Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
PT abre terceiro pedido de cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro na Câmara

Notícias
Pastor lamenta ter cedido púlpito a bispo flagrado de calcinha e peruca: “Estamos abalados”

Política
STF reúne influencers em ação na Corte. Veja quem foi

Política
Rodrigo Valadares tenta acelerar CPI sobre exploração infantil: “Correr atrás do presidente Hugo Motta”

“Ontem, conversei com o presidente Hugo Motta, que me garantiu que as indicações seriam feitas hoje. A expectativa era instalar ainda nesta quarta, mas, após novo diálogo, ficou acordado que a formalização acontecerá na semana que vem, sem possibilidade de novo adiamento”, declarou Alcolumbre no plenário do Senado.

O colegiado terá como foco apurar denúncias de um esquema que, em poucos meses, elevou drasticamente a arrecadação de entidades que descontavam mensalidades de aposentados e pensionistas sem autorização dos segurados. As associações envolvidas passaram a responder a milhares de ações judiciais por fraude nas filiações. As investigações já motivaram a abertura de inquérito pela Polícia Federal e procedimentos internos da Controladoria-Geral da União. Em abril, a chamada Operação Sem Desconto resultou na saída do então presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

- Publicidade -

Veja Mais