A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Rio Branco, realizou na tarde desta terça-feira (19) uma palestra para estudantes do ensino fundamental da Escola Marilda Gouveia, abordando segurança digital e ética na internet.
A atividade foi desenvolvida de forma gamificada, utilizando recursos de jogos para tornar o aprendizado mais dinâmico e facilitar a compreensão sobre temas como perigos online, direitos, deveres e comportamentos responsáveis no ambiente virtual.
Segundo a coordenadora do NTE, Yasmin Damasceno, a ação busca fortalecer a cidadania digital entre professores e alunos:
— “O conhecimento que levamos é voltado para a segurança digital, para combater crimes cibernéticos e diminuir índices de violência causados pelo uso excessivo da internet e de telas”, destacou.
Ela lembra que a iniciativa está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o ensino sobre cidadania digital. “É um alerta para incentivar o uso consciente dos recursos digitais”, acrescentou.
Yasmin explicou ainda que muitas escolas procuram o NTE devido ao aumento de casos de crimes cibernéticos, como o cyberbullying. “Sempre tem um aluno que relata alguma situação vivida ou presenciada”, afirmou.
A gestora da escola, professora Alcilene Rodrigues, ressaltou a importância da palestra como medida de prevenção:
— “Esse tipo de ação ajuda a evitar crimes cibernéticos e conscientiza os alunos sobre os riscos das redes sociais”, disse.
A professora de português Jamaira Silva Martins também aprovou a iniciativa:
— “Os alunos passam a refletir melhor sobre como usar as redes sociais, os crimes que podem sofrer e as penalidades existentes. Quando eles têm conhecimento, é mais fácil se proteger”, explicou.
Os alunos também avaliaram positivamente a atividade. O estudante do 6º ano, André Oliveira França, disse que aprendeu coisas novas:
— “Foi uma palestra muito interessante, falou sobre muitas coisas que a gente não sabia, como usar a internet com segurança e responsabilidade, porque tudo é rastreado.”
Já o colega de turma, Arthur Santos Cavalcante, destacou a importância das orientações sobre jogos online:
— “Gostei muito porque explicaram sobre os cuidados que devemos ter para não ir pelo caminho errado”, afirmou.









