A revista francesa France Football anunciou, na quarta-feira (6/8), os indicados à Bola de Ouro da temporada 2024/2025. O Brasil contará com oito representantes entre os finalistas, incluindo três nomes nas principais categorias: Vinícius Júnior e Raphinha entre os homens, e Marta e Amanda Gutierres no futebol feminino. A cerimônia acontecerá no dia 22 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris.
Vini Jr. volta à disputa
Eleito o melhor jogador do mundo no The Best da FIFA, na última temporada, e segundo colocado na edição anterior da Bola de Ouro, Vinícius Júnior retorna à lista dos 30 finalistas. Apesar de uma temporada abaixo da anterior, o atacante do Real Madrid conquistou a Supercopa da Uefa e o Intercontinental, conhecido agora como o antigo Mundial de Clubes. Ao todo foram 58 partidas e participação direta em 41 gols, com 22 tentos e 19 assistências.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Reprodução Vini Jr. marcou o seu primeiro gol como melhor do mundo da FIFA na final do IntercontinentalReprodução Reprodução (Raphinha, do Barcelona e da Seleção Brasileira / Reprodução: Instagram)(Raphinha, do Barcelona e da Seleção Brasileira / Reprodução: Instagram) Fotos : Rafael Ribeiro/ CBF
Com três gols, Amanda Gutierres é a vice-artilheira do torneio.Com três gols, Amanda Gutierres é a vice-artilheira do torneio. Lívia Villas Boas/CBF
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
Bola de Ouro mostra vídeos de Vini Jr. e é criticada; internautas apontam racismo
Esportes
Bola de Ouro: Ludmilla defende Vini Jr. e homenageia jogador nas redes
Esportes
“Pare de chorar”, diz torcida do City para Vini Jr. sobre derrota na Bola de Ouro
Esportes
A Bola de Ouro que escapou de Neymar: por que 2015 ainda dói?
Em 2024, o jogador havia se recusado a comparecer à cerimônia da Bola de Ouro junto com a delegação do Real Madrid. A decisão foi motivada, segundo ele, pelo “tratamento que o clube recebeu da France Football”, após o não anúncio prévio do vencedor da premiação, o que desagradou a diretoria merengue.
A ascensão de Raphinha
Companheiro de lista de Vini Jr., Raphinha também figura entre os indicados, após uma temporada de destaque pelo Barcelona. O atacante contribuiu para as conquistas da La Liga e da Copa do Rei, além da campanha até as semifinais da Liga dos Campeões. Ao lado do jovem Lamine Yamal, também finalista, Raphinha se consolidou no clube catalão e na seleção brasileira.
O legado de Marta e o futebol feminino
No futebol feminino, Marta volta a concorrer à Bola de Ouro. Esta é a terceira indicação da camisa 10 da seleção brasileira no formato atual da premiação, instituído em 2019. Eleita seis vezes melhor do mundo pela FIFA, ela tenta o inédito prêmio individual da France Football após conquistar a Copa América com o Brasil e o título da NWSL pelo Orlando Pride. Na decisão continental, marcou dois gols e foi eleita a melhor jogadora do torneio.
Ao lado dela, Amanda Gutierres, atacante do Palmeiras, também está entre as finalistas. Aos 24 anos, a jogadora foi artilheira da Copa América, com seis gols em cinco jogos, e destaque nas duas últimas edições do Brasileirão. Ela também ajudou o clube paulista a vencer o Campeonato Paulista, superando o Corinthians na final.
Mais jogadores representando o Brasil
Além das categorias de melhor jogador e jogadora, a premiação contará ainda com os prêmios Yashin (melhor goleiro), Kopa (melhor sub-21), e os melhores treinadores e clubes do mundo. O técnico Arthur Elias, da seleção feminina, também está entre os indicados.
Consagrados e ascensão
A lista de finalistas da Bola de Ouro masculina inclui nomes como Kylian Mbappé, Erling Haaland, Jude Bellingham, Mohamed Salah, Lautaro Martínez e Harry Kane. Entre os jovens, Lamine Yamal aparece como favorito ao prêmio Kopa. Já no feminino, a disputa reúne estrelas de diversas ligas e seleções.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!






