Início / Versão completa
Justiça

Câmara Criminal vai realizar sessões itinerantes nas Comarcas de Cruzeiro do Sul e Tarauacá

Por Cris Menezes 29/08/2025 14:11 Atualizado em 29/08/2025 14:13
Publicidade

Membros da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizarão nos dias 2 e 4 de setembro mais uma edição da Sessão Itinerante do Colegiado. As sessões estão programadas para serem realizadas na Comarca de Cruzeiro do Sul, em 2 de setembro, e no dia 4, na Comarca de Tarauacá.

Publicidade

A atividade, que cumpre o comando constitucional ao funcionar em forma descentralizada, atendendo ao que está previsto no artigo 125, § 6°, aproxima o Poder Judiciário Acreano da cidadã e do cidadão, oferecendo a oportunidade da comunidade acompanhar todo o trabalho da sessão, com o mesmo formato e estrutura, realizada no edifício-sede  do TJAC, em Rio Branco.

Toda a estrutura original da sessão, que ocorre às quintas-feiras na sede do TJAC, é montada durante essa atividade externa, com dois desembargadores e uma desembargadora, o procurador do Ministério Público Estadual, o coordenador, espaço para sustentação oral da advocacia, e locais para estudantes e comunidade acompanharem os julgamentos.

Presidida pelo desembargador Francisco Djalma, o Colegiado conta ainda com o desembargador Samoel Evangelista e a desembargadora Denise Bonfim, além da participação do MPE, que nesta edição terá o procurador Almir Fernandes Branco.

Publicidade

“A Sessão Itinerante da Câmara Criminal assegura ainda uma resposta mais ágil e propicia para que a população conheça de perto o funcionamento da Justiça de 2º Grau. Já tivemos outras edições e esperamos que essa também seja um sucesso e uma grande oportunidade de conhecimento para os acadêmicos de Direito, operadores do Direito e ainda a população em geral. A presença do Judiciário no interior do Estado também valoriza o acesso equitativo à Justiça, respeitando as diferentes realidades regionais”, disse.

O desembargador Samoel Evangelista enfatizou que a iniciativa reforça o compromisso do Poder Judiciário acreano com a transparência, a proximidade com a população e o acesso à justiça.

“Ao levarmos nossas sessões para além da sede em Rio Branco, cumprimos o preceito constitucional previsto no artigo 125, § 6°, que determina a descentralização das atividades judiciais”, reforçou.

A desembargadora Denise Bonfim salientou que, mais do que apenas formalidade, essas sessões itinerantes representam a oportunidade para que os cidadãos e as cidadãs dessas regiões acompanhem de perto o trabalho da Câmara Criminal, conheçam seus procedimentos e participem ativamente do exercício da justiça.

“É o nosso compromisso de garantir que a justiça esteja ao alcance de todos, promovendo uma atuação cada vez mais democrática, inclusiva e transparente em todo o Estado do Acre”, salientou.

A linguagem jurídica facilitada para melhor compreensão por parte dos visitantes é outro fato em destaque no projeto, além da informação repassada no início da sessão de como é todo o procedimento processual na 2ª instância promovendo o conhecimento jurídico e o fortalecimento da cidadania.

 Por Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC
Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.