
A formação acontece entre os dias 25 e 29 de agosto, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá (Ceflora), reunindo 190 servidores estaduais e municipais da regional do Juruá, vindos dos municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Feijó e Tarauacá.
Promovida pelo governo do Estado, por meio da SEASDH, em parceria com o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec/Dom Moacyr), esta etapa oferece cursos de atualização sobre Reordenamento da Proteção Social Básica e Especial, Introdução ao Exercício do Controle Social, Vigilância Socioassistencial e Gestão Orçamentária e Financeira.
Durante a cerimônia de abertura, Mailza Assis destacou a importância do fortalecimento da política de assistência social no estado. “A assistência social é a porta de entrada para a garantia de direitos. Estamos atentos e trabalhando para proteger nossas crianças, idosos e pessoas mais vulneráveis. Esse trabalho só é possível porque contamos com vocês, servidores, que chegam diretamente às famílias acreanas”, afirmou.
O evento contou com apresentações culturais dos corais do Centro Educativo Adilis Nogueira Maciel (Ceanon) e do Centro Social dos Direitos da Criança e do Adolescente e Família (Cesdicaf), além da presença de autoridades como o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima; o deputado federal Coronel Ulysses; o deputado estadual André Vale; a juíza Marilene Goulart Veríssimo; e representantes da Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e Polícia Rodoviária Federal.
Para os profissionais presentes, o CapacitaSuas representa uma oportunidade fundamental de qualificação. A assistente social Natana Bezerra, de Marechal Thaumaturgo, destacou a expectativa de aplicar os conhecimentos em benefício da população. Já a psicóloga Maria Antônia Menezes, de Porto Walter, celebrou a capacitação, aguardada há 12 anos. “Vai nos fortalecer na prática e levar mais qualidade aos usuários”, afirmou.
O prefeito Zequinha Lima classificou o retorno do programa como um marco. “À medida que um profissional da assistência é qualificado, o serviço chega com mais qualidade aos usuários. Quem ganha são os municípios e o estado”, destacou.
A secretária de Assistência Social de Mâncio Lima, Ângela Valente, levou uma equipe de 20 servidores ao evento. “Precisamos entender a política de fato para garantir os direitos de quem mais precisa. É na ponta que esse trabalho faz a diferença”, reforçou.
O CapacitaSuas é uma estratégia do governo federal voltada à qualificação contínua de gestores, conselheiros e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com o objetivo de fortalecer a gestão e melhorar os serviços prestados à população mais vulnerável.






