Em 2025, o cinema brasileiro celebrou grandes sucessos em premiações internacionais. Agora, a Academia Brasileira de Cinema já se prepara para a próxima temporada, com o anúncio dos filmes que disputam a vaga de representante do Brasil na categoria de Melhor Longa-Metragem Internacional no Oscar 2026.
A comissão responsável pela seleção terá a importante tarefa de escolher um entre os 16 filmes inscritos para tentar uma vaga na lista final da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A cerimônia do próximo ano está agendada para acontecer no dia 15 de março.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Jesuíta Barbosa em cena do filme “Homem com H”Reprodução: Paris Filmes “Oeste Outra Vez”Reprodução “O Agente Secreto”Reprodução / Neon Linn da Quebrada e Fernanda Montenegro de “Vitória”Reprodução / Instagram “A Melhor Mãe do Mundo”Divulgação Cena do filme “Manas”Divulgação Denise Weinberg e Rodrigo Santoro em “O Último Azul”Divulgação “Um Lobo Entre os Cisnes”Divulgação / Globo Filmes
Voltar
Próximo
Leia Também
Cultura
Oscar 2026: votantes recebem primeira leva de filmes para análise
Famosos
Fernanda Torres tieta Ana Maria Braga e revela planos pós-Oscar: “Só penso em dormir”
Cultura
Wagner Moura no Oscar? Especialistas dizem que ainda é cedo, mas não custa sonhar
Cultura
Última oportunidade: Tarantino pode brilhar no Oscar com seu 10º e último filme
Entre os inscritos, a lista apresenta uma variedade de gêneros e diretores, mostrando a força e a diversidade da produção cinematográfica nacional. Em 2025, o escolhido foi o longa “Ainda Estou Aqui”, que acabou levando a estatueta de Melhor Filme Internacional, sendo o primeiro do Brasil.
Os filmes que concorrem à indicação são:
“O Agente Secreto”
“Homem com H”
“Vitória”
“A Melhor Mãe do Mundo”
“Manas”
“Kasa Branca”
“Milton Bituca Nascimento”
“O Filho de Mil Homens”
“O Último Azul”
“Oeste Outra Vez”
“Um Lobo Entre os Cisnes”
“Retrato de um Certo Oriente”
“Os Enforcados”
“Malu”
“Baby”
“A Praia do Fim do Mundo”
A escolha final da Academia Brasileira de Cinema será o primeiro passo para que um desses longas possa trilhar o caminho rumo a uma indicação ao prêmio mais cobiçado do cinema mundial. As reuniões da Comissão de Seleção acontecerão em duas etapas, sendo a primeira no dia 8 de setembro.
Nessa primeira fase, seis títulos serão escolhidos da pré-lista, e a reunião final será realizada em 15 de setembro, quando o filme representante será definido.






