9 de julho de 2026

De saída do PDT, Ciro Gomes diz que Lula quer destruir partido

De saída do PDT, Ciro Gomes diz que Lula quer destruir partido
De saída do PDT, Ciro Gomes diz que Lula quer destruir partido

Prestes a deixar o PDT, o ex-ministro cearense Ciro Gomes disse à coluna nos últimos dias, em Brasília, que o presidente Lula trabalha para “destruir” o partido.

Ciro também contou ter conversado com o presidente do PDT, Carlos Lupi, no Ceará na semana passada. Na conversa, ele relatou suas insatisfações com a sigla.

- Publicidade -

4 imagensCiro GomesEvento da federação União-PP reúne Tarcísio de Freitas, Ciro Gomes e Valdemar Costa NetoFechar modal.1 de 4

Governador Tarcísio de Freitas cumprimentou ex-ministro Ciro Gomes com um abraço durante evento que formalizou a federação União Brasil-PP

Material cedido à Coluna Igor Gadelha2 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles3 de 4

Ciro Gomes

Vinícius Schmidt/Metrópoles4 de 4

Evento da federação União-PP reúne Tarcísio de Freitas, Ciro Gomes e Valdemar Costa Neto

Material cedido à Coluna Igor Gadelha

“Eu falei com Lupi sobre as minhas insatisfações com o PDT. Lupi tinha me dito, no começo do governo, que ia ficar com o ministério para que o partido não fosse engolido, mas não foi isso que aconteceu”, disse Ciro à coluna, ao se referir ao escândalo do INSS.

O ex-ministro cearense também criticou a mudança que Lula fez no comando do Ministério da Previdência, ao substituir Lupi pelo ex-deputado Wolney Queiroz.

Ciro reclamou que o presidentes da República teria decidido nomear Wolney, que é filiado ao PDT, sem consultar lideranças da legenda.

“Foi provado que o Lupi fez alguma coisa? Tiraram porque disseram que ele sabia da roubalheira do INSS. O próprio governo escolheu o novo ministro sem consultar o partido”, afirmou.

Leia também

Na conversa com a coluna, Ciro ainda disse que foi “honrosamente” convidado a entrar no União Brasil e no PSDB. Ele evitou, porém, dizer a qual se filiará.