9 novembro 2025

Detentos do Complexo Penitenciário de Rio Branco recebem atendimento de saúde em ação conjunta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Ação é realizada entre o Iapen, Saúde estadual e Saúde municipal. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Uma força-tarefa de saúde realizou atendimentos nos dias 12, 19 e 26 de julho, e 2 e 9 de agosto, no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Iapen, a Sesacre e a Semsa, teve como foco o rastreamento e a prevenção de doenças como tuberculose e problemas de pele entre os detentos.

O médico Oswaldo Leal explicou que o objetivo da ação foi atender um público com vulnerabilidades específicas. “A gente sabe que está num período de exacerbação desses quadros e não é diferente aqui. A gente está avaliando as doenças de pele e os problemas respiratórios, incluindo a avaliação de tuberculose”, afirmou. Ele ressaltou a importância do Estado em fornecer esse tipo de cuidado à população carcerária, que é uma obrigação do Estado e uma responsabilidade da saúde.

Um dos detentos atendidos, J. S. L., de 34 anos, agradeceu a iniciativa: “É gratificante estar sendo atendido”.

A chefe da Divisão de Saúde do Iapen, Gabriela Silveira, classificou a ação como um sucesso. “Foi algo grandioso porque nós unimos forças com a Sesacre, Semsa e a equipe de segurança do Iapen. Foi um trabalho em conjunto”, disse, agradecendo a todos os envolvidos.

Segundo ela, a parceria entre o Iapen e a Prefeitura de Rio Branco deve continuar. Na semana passada, um encontro entre as equipes gestoras já começou a traçar um plano para fortalecer os serviços de saúde dentro do sistema prisional, com o objetivo de garantir um atendimento contínuo e fixo, e não apenas em ações pontuais. A meta é garantir um maior controle e prevenção de doenças para a população carcerária.

- Publicidade -

Veja Mais