
Quarta data mais importante para o varejo brasileiro, o Dia dos Pais nasceu como uma estratégia de marketing. A ideia foi criada em 1953 pelo publicitário Sylvio Bhering, então diretor do jornal e rádio Globo, e a primeira comemoração aconteceu em 16 de agosto daquele ano, escolhida por coincidir com o Dia de São Joaquim, pai de Maria na tradição católica.
Na época, Bhering organizou um concurso para homenagear pais em diferentes categorias, premiando o que tinha mais filhos (31), o mais jovem (16 anos) e o mais velho (98 anos). A ação ganhou destaque e adesão de entidades comerciais e da imprensa.
Com o sucesso, a data foi alterada para o segundo domingo de agosto, seguindo o modelo do Dia das Mães, comemorado em maio. A mudança também atendeu a uma necessidade do comércio, preenchendo o intervalo entre o Dia dos Namorados (junho) e o Dia das Crianças (outubro).
Setenta e dois anos após sua criação, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCE) projeta que o Dia dos Pais movimente cerca de R$ 9,1 bilhões no e-commerce este ano, um aumento de 14% em relação a 2024.
No Brasil, a origem da data está diretamente ligada ao mercado, mas em outros países ela surgiu de maneira diferente. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi celebrada pela primeira vez em 1909 graças a Sonora Luise Smart, que quis homenagear o pai, veterano da Guerra Civil, que criou sozinho seis filhos após ficar viúvo.
Em países católicos como Portugal, Espanha e Itália, o Dia dos Pais é comemorado em 19 de março, Dia de São José, pai adotivo de Jesus. Já na Rússia, a celebração acontece em 23 de fevereiro, junto com o Dia do Defensor da Pátria, que homenageia também heróis de guerra.
A data é festejada em mais de 70 países, incluindo Grécia, Noruega, Austrália, Canadá, França, Índia, Angola, Malásia, Suécia e África do Sul.
O primeiro registro histórico
Embora não haja confirmação sobre a origem exata, há registros na Babilônia de mais de 4 mil anos: um jovem chamado Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, moldou em argila uma mensagem desejando sorte e vida longa ao pai — o que pode ser considerado o primeiro “cartão” de Dia dos Pais da história.






