7 dezembro 2025

Helicóptero do Samu resgata mãe e bebê em comunidade rural de Tarauacá

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma operação conjunta do Samu e do Ciopaer resgatou uma mãe e seu recém-nascido na comunidade Escondido, em Tarauacá. A ação ocorreu na sexta-feira (15) e foi essencial para garantir a segurança de ambos, que estavam isolados devido à distância e à seca dos rios.

O pedido de socorro chegou ao Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) informando sobre uma gestante em trabalho de parto há quatro dias, com perda de líquido e diminuição dos movimentos do bebê. A viagem de barco, única opção de transporte, levaria cinco dias, tempo perigoso para a saúde da mãe e do filho.

Em apenas 20 minutos, o helicóptero Harpia 3 decolou de Cruzeiro do Sul com uma equipe de suporte avançado. Ao chegarem ao local, os profissionais encontraram a paciente Rosalina Nascimento de Melo, de 24 anos, já com seu bebê nos braços. O parto havia sido feito em casa, com a ajuda da mãe de Rosalina.

A equipe médica fez os primeiros atendimentos e confirmou que o recém-nascido estava estável. Mãe e filho foram levados de helicóptero para a Maternidade de Cruzeiro do Sul, onde passaram por uma avaliação especializada. Ambos passam bem.

Segundo o gerente de enfermagem do Samu, Giliard Santos, a operação demonstra a eficiência da parceria entre o Samu e o Ciopaer para levar atendimento a áreas de difícil acesso. “Essa operação mostra a eficiência do trabalho do Samu, aliado à parceria com o Ciopaer, que vem apresentando resultados concretos”, afirmou.

A operação foi possível graças à colaboração entre a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que mantêm o helicóptero Harpia 3 disponível para missões de emergência no Vale do Juruá.

- Publicidade -

Veja Mais