7 dezembro 2025

INSS: 1,64 milhão de vítimas de descontos indevidos foram ressarcidas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cerca de 1,64 milhão de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que aderiram ao acordo para ressarcimento dos descontos indevidos já receberam o dinheiro de volta.

Segundo dados do órgão, 2,43 milhões de segurados estão aptos a aderirem ao acordo. Do total, 1,66 milhão protocolaram o pedido de ressarcimento e, para 98,5%, o valor descontado de forma irregular foi devolvido.

Podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que contestaram os descontos e não foram retrucados pelas entidades envolvidas, que podem apresentar provas de que os descontos não foram ilegais. O prazo para adesão vai até 14 de novembro.

Ao todo, 9 milhões de aposentados e pensionistas foram notificados a esclarecerem se autorizaram ou não as mensalidades em seus benefícios. De acordo com o último balanço do órgão, divulgado na terça-feira (5/8), cerca de 5 milhões não reconheceram os descontos.

Leia também

Passo a passo

  • Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha.
  • Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).
  • Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
  • Clique em “Enviar” e pronto. Depois é só aguardar o pagamento.

O esquema de fraudes em benefícios do INSS foi revelado em uma série de reportagens publicadas pelo Metrópoles. As informações serviram de base para a Operação Sem Desconto, deflagrada em abril de 2025 pela Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU).

- Publicidade -

Veja Mais