6 dezembro 2025

Kakay aponta pena pesada do STF para Bolsonaro e três generais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Considerado um dos maiores advogados criminalistas do Brasil, Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, prevê penas altas para Jair Bolsonaro e três generais acusados de planejar golpe de Estado e assassinato de Lula e Alexandre de Moraes.

Em avaliação feita à coluna, Kakay disse que as condenações de Bolsonaro, do general Walter Braga Netto, do almirante Almir Garnier e do general Mário Fernandes são “inexoráveis”.

4 imagensGeneral Mario Fernandes, das Forças EspeciaisAlmirante Almir Garnier, chefe da Marinha sob BolsonaroO general Braga Netto foi preso no âmbito da investigação sobre trama para impedir que Lula tomasse posseFechar modal.1 de 4

Kakay se mostrou otimista após fim da sessão

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto2 de 4

General Mario Fernandes, das Forças Especiais

Reprodução3 de 4

Almirante Almir Garnier, chefe da Marinha sob Bolsonaro

Reprodução4 de 4

O general Braga Netto foi preso no âmbito da investigação sobre trama para impedir que Lula tomasse posse

Fernando Frazão/ Agência Brasil

“Penso que este grupo, como o próprio nome indica, ‘crucial’, será o grupo com penas maiores. O Bolsonaro é o chefe da organização criminosa armada e seria o maior beneficiário do golpe, caso tivesse vingado. As provas contra ele são muito consistentes”, opinou o advogado.

Mesmo admitindo não ser um “estudioso da dosimetria da pena”, Kakay disse acreditar que Bolsonaro não será condenado a 43 anos de prisão — pena máxima pelos crimes dos quais é acusado. O advogado, que tem larga atuação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), acredita que Braga Netto deverá receber pena semelhante à do ex-presidente.

Leia também

“Há uma análise das penas que terão de ser fixadas — a condenação me parece inexorável — que pode chegar a 43 anos de reclusão. Mas, no meu entendimento, a pena deverá ser fixada em torno de 35 anos de prisão, em regime fechado. O general Braga Netto, que já se encontra preso desde dezembro, é também um dos líderes e sua pena, penso eu, será quase a mesma de Bolsonaro. Talvez menor, 1 ou 2 anos”, observou.

Apoiadores

Segundo o advogado, por ter supostamente oferecido apoio da Marinha para o golpe de Estado, Garnier também deverá ser condenado. “O almirante deverá sofrer uma pena altíssima. Ele se dispôs a colocar a força da Marinha para apoiar o golpe. Isso deverá ser levado em consideração”, afirmou Kakay.

Já o general Mário Fernandes, que admitiu ser o autor do plano para matar Lula, Moraes e o vice-presidente Geraldo Alckmin, pode, sugundo o advogado, receber sentença parecida com a de Bolsonaro. “Outro que deverá ter uma pena em torno de 30 anos é o general que confessou ter sido o autor do plano ‘Punhal Verde e Amarelo’”.

- Publicidade -

Veja Mais