O escritor Luis Fernando Verissimo, um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea, está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Porto Alegre. Aos 88 anos, ele convive com Parkinson, problemas cardíacos e sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em 2021.
Desde o AVC, Verissimo deixou de escrever e sua fala foi comprometida. Hoje, segundo sua esposa Lúcia, com quem é casado há 61 anos, ele pronuncia poucas palavras, muitas vezes em inglês, como “yeah”, “thank you” e “stop”. O escritor se comunica principalmente por expressões faciais, gestos e pelo olhar, e familiares afirmam que ele ainda demonstra compreensão do que ocorre ao seu redor.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Luis Fernando VerissimoReprodução / TV Brasil Luis Fernando VerissimoReprodução / TV Brasil Luis Fernando VerissimoReprodução / TV Brasil
Voltar
Próximo
Leia Também
Saúde
Luis Fernando Verissimo enfrenta sequelas de AVC e quadro delicado de saúde
Cultura
Luis Fernando Verissimo é internado na UTI com princípio de pneumonia
Esportes
Após racismo e detenção, STJD determina suspensão de jogador do América-MG
Sequelas do AVC
O neurocirurgião Dr. Victor Hugo Espíndola explica que as sequelas do AVC variam conforme a área do cérebro afetada e a gravidade do acidente. “Podem comprometer a fala, a mobilidade, a coordenação motora e funções cognitivas, como memória e raciocínio. Alguns pacientes ainda apresentam dificuldades na deglutição e alterações comportamentais”, detalha.
Ele reforça a importância da reabilitação. “Fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia são fundamentais para a recuperação funcional. Quanto mais cedo essas intervenções forem iniciadas, maiores as chances de minimizar os impactos do AVC e melhorar a qualidade de vida”, acrescenta.






