7 dezembro 2025

Lula critica Trump e defende soberania do Brasil em 2ª reunião ministerial do ano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comandou, na manhã desta terça-feira (26/8), a segunda reunião ministerial do ano, realizada no Palácio do Planalto. O encontro com a equipe de ministros teve objetivo de projetar a entrega de ações consideradas prioritárias pelo governo. Na ocasião, ele defendeu a soberania brasileira após o tarifaço imposto por Trump.

Lula destacou a soberania do Brasil: “Nós somos um país soberano. Nós temos uma Constituição, nós temos uma legislação e quem quiser entrar nesses 8,5 milhões quilômetros quadrados, no nosso espaço aéreo, no nosso espaço marítimo, na nossa floresta tem que prestar contas à nossa Constituição e a nossa legislação. Estamos dispostos a sentar na mesa em igualdade de condições. O que não estamos dispostos é sermos tratados como se fôssemos subalternos”, disse ele em seu discurso.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Lula apresenta novo slogan do governo em reunião com ministrosReprodução: Agência Brasil “Não vamos chorar se EUA não quiser comprar”, diz Lula sobre exportaçõesReprodução: Canal Gov Lula durante assinatura da MP “Brasil Soberano”Reprodução: Internet Quem deveria ter impeachment são esses deputados e senadores, diz Lula ao defender MoraesReprodução/Canal Gov Lula apresenta novo slogan do governo em reunião com ministrosReprodução/Agência Brasil

Voltar
Próximo

Leia Também

TV
“Armação Ilimitada” será homenageada no Caldeirão com Mion com “volta” de Juba e Lula

TV
“Cria vergonha, Robinho!”, diz Lula ao defender que jogador cumpra pena por estupro no Brasil

Política
“Eles não voltarão”, diz Lula em primeiro discurso após operação da PF contra Bolsonaro

Política
“Esse país vai ter pela primeira vez um presidente sendo eleito 4 vezes”, diz Lula

O presidente ainda classificou o deputado federal Eduardo Bolsonaro como “um dos maiores traidores da pátria brasileira”: “Um cidadão que já deveria ter sido expulso da Câmara dos Deputados insuflando com mentiras e com hipocrisias um outro estado contra o Estado Nacional do Brasil. Eu não conheço na história desse país algum momento em que um traidor da pátria teve a desfaçatez de mudar para o país em que ele está adotando como pátria negando a sua pátria e tentando insuflar o ódio de alguns governantes americanos contra o povo brasileiro”, declarou Lula.

“O que está acontecendo hoje no Brasil com a família do ex-presidente, e com o comportamento do filho dele nos Estados Unidos é, possivelmente, uma das maiores traições que uma pátria sofre de filhos seus”, afirmou.

Luiz Inácio ainda voltou a criticar Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, pela decisão de taxar em 50% produtos brasileiros. E opinou que o representante americano “tem agido como se fosse o imperador do planeta terra. É uma coisa descabida, mas ele continua fazendo ameaças ao mundo inteiro”.

Na reunião, o presidente e seus ministros também usaram bonés da cor azul com a frase: “O Brasil é dos brasileiros”.

- Publicidade -

Veja Mais