Início / Versão completa
Geral

“Mero expediente”, diz PGR sobre celular violado de PM réu pelo 8/1

Por Metrópoles 07/08/2025 02:27
Publicidade

A Procuradoria-Geral da República (PGR) respondeu ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a denúncia de um oficial da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) que afirma ter tido o celular violado.

Publicidade

O coronel Paulo José (foto em destaque), réu por suposta omissão nos atos de 8 de janeiro de 2023, teve o aparelho apreendido durante a investigação do caso.

O celular, porém, chegou a ficar perdido, e, quando foi encontrado e devolvido, o PM reclamou que o envelope de custódia no qual o equipamento estava apresentava violação na parte inferior.

Alexandre de Moraes, ministro relator do processo, chegou a questionar a PGR sobre a suposta violação. Em resposta, a Procuradoria informou que o “alegado rompimento se refere a ato de mero expediente, necessário para a própria devolução do objeto, que exigia a conferência de características como o número IMEI e o número de série”.

Publicidade
Leia também

Por isso, o órgão afastou a possibilidade de nulidade do processo. O aparelho foi formalmente restituído ao coronel.

Quem são os réus

6 imagensFechar modal.1 de 6

Coronel Fábio Augusto Vieira

Reprodução / PMDF2 de 6

Coronel Klepter Rosa Gonçalves

Vinícius Schmidt/Metrópoles3 de 6

Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto

Vinícius Schmidt/Metrópoles4 de 6

Coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra

Reprodução/CLDF5 de 6

Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues

Reprodução/TV CLDF6 de 6

Major Flávio Silvestre de Alencar

Hugo Barreto/Metrópoles

Julgamento

O STF havia marcado para o período de 8 a 18 de agosto o julgamento em plenário virtual dos PMs réus por suposta omissão nos atos antidemocráticos de 8/1. Porém, nessa quarta-feira (6/8), a Primeira Turma do STF retirou o item de pauta. No entanto, horas depois, voltou à pauta e, portanto, o julgamento está mantido.

 

 

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.