Moraes defende independência do Judiciário: “Juiz que cede à pressão deve mudar de profissão”

Moraes defende independência do Judiciário: “Juiz que cede à pressão deve mudar de profissão”

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez uma defesa enfática da independência do Judiciário nesta sexta-feira (22/8), durante o Fórum Empresarial Lide, realizado no Rio de Janeiro. Diante de uma plateia formada por empresários, políticos e colegas de Corte, Moraes enviou um recado direto: “Juiz que não resiste à pressão deve mudar de profissão”, declarou.

Moraes destacou que, apesar dos ataques, a autonomia do Judiciário brasileiro permanece intacta. “O Judiciário só é respeitado pela independência. Um Judiciário vassalo não é independente. No Brasil, o Judiciário é independente e corajoso”, afirmou.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Alexandre de MoraesFoto: Evarista Sa/AFP Alexandre de MoraesReprodução: Agência Brasil Alexandre de MoraesReprodução: Alejandro Zambrana/Secom/TSE Alexandre de MoraesFoto: Antônio Augusto/SECOM/TSE Foto: Igo Estrela/Metrópoles Alexandre MoraesReprodução: TV Justiça

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
Ancelotti se surpreende com peculiaridades do futebol brasileiro: “É um mundo engraçado”

Política
BNDES libera R$ 10 bi em crédito para empresas afetadas indiretamente pelo tarifaço de Trump

Esportes
Brasil conquista vagas inéditas na final do individual geral do Mundial de Ginástica Rítmica

Política
PT pede prisão preventiva de Bolsonaro ao STF após indiciamento da Polícia Federal

O ministro também se referiu às pressões internas e externas, incluindo críticas ligadas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e à postura do governo dos Estados Unidos, que aplicou restrições a ele e ao Brasil. “Podem continuar os ataques, de dentro e de fora”, disse.

No mesmo evento, o ministro André Mendonça falou sobre o papel do Judiciário e defendeu uma postura de “autocontenção” por parte da Corte. Ele sugeriu ainda reformas administrativas nos Três Poderes.

“Se algo não está dando certo, é preciso haver uma reflexão séria sobre a reforma das instituições, que perpassa Legislativo, Executivo e Judiciário”, afirmou. Para Mendonça, “o bom juiz deve ser reconhecido pelo respeito, não pelo medo, para que suas decisões gerem paz social, e não caos, incerteza e insegurança”.

O Fórum Empresarial Lide, que começou na quinta-feira (21/8) e se encerra neste sábado (23/8), também discutiu a solução para o “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos e a importância de uma política externa baseada na diplomacia.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Alexandre de MoraesAndré Mendonçaataques ao stffórum lideindependência do judiciárioJair BolsonaroPoder JudiciárioPOLÍTICApolítica brasileirapressão externastf