8 dezembro 2025

Mulher passa por drenagem biliar inédita no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A saúde pública do Acre deu um passo importante com a realização da primeira drenagem biliar percutânea pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento, que alivia obstruções nas vias biliares, foi realizado com sucesso em uma mulher de 37 anos, em Rio Branco. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre).

A cirurgia minimamente invasiva, conduzida pelo radiologista intervencionista Reinaldo Moraes, utilizou técnicas guiadas por imagem para inserir um cateter. Isso permitiu o fluxo da bile, aliviando os sintomas da paciente. Segundo o médico, o procedimento era uma urgência, pois a paciente, que tem um tumor na cabeça do pâncreas, estava com os níveis de bilirrubina muito altos, o que impedia a continuidade de seu tratamento oncológico.

Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, celebrou a conquista. “A realização desse procedimento inédito aqui no nosso estado é mais uma demonstração do compromisso do governo em ampliar o acesso da população a atendimentos de alta complexidade. Isso significa mais resolutividade, menos sofrimento para os pacientes e redução no número de transferências para outros estados”, destacou.

Este procedimento, considerado de alta complexidade, segue a implementação de outros tratamentos avançados no estado, como a ablação cardíaca. O presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, reforçou o compromisso: “Estamos inovando com novos procedimentos, fortalecendo o Sistema Único de Saúde e a Fundação segue em parceria com a Sesacre, entregando procedimentos de alta complexidade e beneficiando cada vez mais os nossos pacientes aqui do nosso estado.”

Procedimento foi realizado com sucesso nesta terça-feira, 5, no Centro Hemodinâmico e Cardiológico (Hemocárdio), resultado da parceria entre Sesacre e Fundhacre. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A Sesacre e a Fundhacre planejam expandir a oferta desses tratamentos, alinhando a medicina do Acre com as melhores práticas da medicina intervencionista e prometendo beneficiar mais pacientes em breve.

- Publicidade -

Veja Mais