10 dezembro 2025

Novo recorde: João Fonseca sobe oito posições e se torna o 9º melhor brasileiro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

João Fonseca registrou nova melhor marca na carreira ao aparecer em 44º lugar no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) na atualização divulgada nesta segunda-feira (18/8). Com 1.095 pontos computados, o jovem carioca subiu oito posições em relação à lista anterior.

A ascensão consolida-se depois da campanha do brasileiro no Masters 1000 de Cincinnati, torneio de preparação para o US Open. Fonseca avançou até a terceira rodada em Ohio, etapa em que foi eliminado pelo francês Terence Atmane, e recebeu o crédito de 50 pontos que ajudaram no salto na classificação.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Reprodução/JoãoFonseca Reprodução/JoaoFonseca Reprodução/joaoffonseca

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
“Não preciso pensar na pressão”: João Fonseca fala sobre expectativa para Roland Garros

Esportes
Após Wimbledon, João Fonseca entra no top-50 e supera marca histórica de Guga

Esportes
Após eliminação em Madri, João Fonseca estreia no Challenger de Estoril, em Portugal

Esportes
Após partida com Tien, João Fonseca encanta ex-número 1 do tênis: “Grandes talentos”

Com a colocação atual, Fonseca iguala o recorde de Flávio Saretta como o nono melhor tenista brasileiro da história em termos de posição máxima no ranking masculino. A lista histórica do país segue liderada por Gustavo Kuerten, seguida por nomes como Thomaz Bellucci e Thomaz Koch entre os primeiros colocados.

O jogador, que completará 19 anos na quinta-feira (21/8), permanece entre os 50 melhores do mundo pela quinta semana consecutiva. Após a eliminação em Cincinnati, Fonseca optou por concentrar-se em treinos como preparação para o US Open, marcado para começar no dia 24 de agosto.

Especialistas e a própria equipe técnica têm apontado a importância das constantes subidas no ranking para a possibilidade de o tenista ser pré-classificado (cabeça de chave) em torneios futuros. Em termos práticos, a presença entre os 40 melhores aproxima um atleta dessa condição, já que desistências e lesões entre jogadores ranqueados podem abrir vagas entre os pré-classificados nas listas finais.

Mantendo o ritmo de evolução apresentado ao longo do ano, Fonseca entra na temporada dos Grand Slams com perspectiva de continuar subindo na tabela — movimento que poderia levá-lo, a prazo, a figurar no Top 40 ou até no Top 30 e, com isso, garantir status de cabeça de chave em competições como o Aberto da Austrália, em janeiro de 2026.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

- Publicidade -

Veja Mais