O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (8/8) que deputados e senadores que participaram da ocupação das mesas diretoras da Câmara e do Senado afim de pressionar o Congresso para pautar temas como a anistia e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deveriam perder seus mandatos. A declaração foi feita durante um evento de anúncio de investimentos do governo federal no Acre, direcionada ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC).
“E você, Petecão, por favor, não assine o pedido de impeachment do Alexandre de Moraes, porque ele está garantindo a democracia. Quem deveria ter impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado, verdadeiros traidores da pátria”, afirmou Lula.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Quem deveria ter impeachment são esses deputados e senadores, diz Lula ao defender MoraesReprodução/Canal Gov Alexandre MoraesReprodução: Redes Sociais Quem deveria ter impeachment são esses deputados e senadores, diz Lula ao defender MoraesReprodução/Agência Brasil Ministro Alexandre de Moraes é alvo da Lei MagnitskyFoto: Givaldo Barbosa Lula diz que salário de R$ 46 mil “não é muito” e critica sistema tributário atualReprodução/Agência Brasil Bolsonaro exibe sua tornozeleira eletrônica, que usa a mando de MoraesReprodução: X
Voltar
Próximo
Leia Também
Notícias
Velório de Arlindo Cruz será neste sábado (9/8), na quadra da Império Serrano
Política
Deputado investigado no Supremo tem pedido de visita a Bolsonaro negado
Política
Após vídeo denúncia de Felca, Erika Hilton aciona a Justiça contra redes sociais
Esportes
Fifa quer restringir empréstimos entre clubes com mesmo dono para evitar desequilíbrio
A ocupação das mesas ocorreu nesta semana, quando parlamentares de oposição decidiram reagir à decisão do ministro que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com os deputados e senadores presentes, o ato foi uma forma de protesto contra a medida.
Entre os oposicionistas, há pressão sobre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para que seja pautado o pedido de impeachment de Moraes. No momento, senadores colhem assinaturas buscando fortalecer o movimento.
No mesmo evento, Lula voltou a criticar o comportamento de alguns parlamentares. Segundo ele, o ex-presidente Bolsonaro “abriu a lâmpada mágica e não saiu o Aladim, mas o que havia de mais podre no país para a política”. Lula afirmou ainda que “o nível do Senado e da Câmara” caiu e que muitos parlamentares “preferem gravar vídeos para redes sociais em vez de discursar e trabalhar”.
O petista reiterou que, caso tenha condições de saúde, será candidato à reeleição em 2026. “Aqueles crápulas que governaram esse país não voltarão jamais a governar. Este país precisa acabar com o ódio impregnado na sociedade. É um país do bem, com um povo generoso e trabalhador. Já disputei com Maluf, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Serra, Alckmin, e não havia essa raiva”, declarou.






