
Nesta sexta-feira (8/8/2025), o Acre começa a sentir os efeitos do avanço rápido de uma onda de frio polar que também atinge Rondônia, partes do Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas da Bolívia e Peru. Em alguns pontos, poderão ocorrer chuvas fortes e temporais.
No Acre, o tempo será predominantemente quente e abafado, com pancadas de chuva isoladas que podem ser intensas em algumas regiões. No leste e sul do estado — abrangendo as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira — o calor vai predominar durante o dia, mas há média probabilidade de chuvas fortes em alguns momentos. A partir do início da noite, os ventos começam a soprar trazendo a frente fria polar. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 50% à tarde, chegando a até 95% ao amanhecer. Os ventos serão fracos a calmos, soprando de sul com variações para sudoeste e sudeste.
Nas regiões centro e oeste do Acre — que incluem Cruzeiro do Sul e Tarauacá — o tempo segue quente, com sol e nuvens, além de chuvas pontuais que também podem ser fortes em algumas áreas. A umidade relativa do ar ficará entre 50% e 60% à tarde, podendo chegar a 100% ao amanhecer. Os ventos serão fracos a calmos, soprando principalmente de sudeste, com variações para sul e leste.
Temperaturas esperadas para sexta-feira:
-
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 20ºC e 22ºC; máximas entre 31ºC e 33ºC
-
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 19ºC e 21ºC; máximas entre 32ºC e 34ºC
-
Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 20ºC e 22ºC; máximas entre 32ºC e 34ºC
-
Sena Madureira e Manuel Urbano: mínimas entre 21ºC e 23ºC; máximas entre 31ºC e 33ºC
-
Tarauacá e Feijó: mínimas entre 21ºC e 23ºC; máximas entre 32ºC e 34ºC
-
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 21ºC e 23ºC; máximas entre 30ºC e 32ºC
-
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 21ºC e 23ºC; máximas entre 31ºC e 33ºC






