A atriz Sydney Sweeney tem sido alvo de críticas desde o lançamento de sua nova campanha para a marca de jeans American Eagle. O material foi considerado “insensível” e “preconceituoso” pela web por conter duplo sentido no slogan, além de levantar questionamentos sobre a sexualização da atriz. Internautas também compararam a ação à polêmica campanha da Calvin Klein dos anos 1980, estrelada por Brooke Shields, sugerindo que possa ter servido de inspiração para o novo anúncio.
A campanha divergiu opiniões não apenas entre os consumidores, mas também entre personalidades como Doja Cat, que ironizou as falas de Sweeney, e Donald Trump Jr. e Lizzo, que levaram as imagens virais da campanha para o âmbito político. Vem conferir os desdobramentos da polêmica!

1. Comparações com campanha polêmica da Calvin Klein
Internautas perceberam similaridades entre o material da nova campanha da American Eagle com um comercial protagonizado pela atriz e modelo Brooke Shields para a Calvin Klein, nos anos 1980. Dirigida pelo fotógrafo norte-americano de moda Richard Avedon, a modelo — que tinha apenas 15 anos na época — aparece tentando vestir uma calça jeans extremamente justa, deitando-se no chão e fazendo poses sugestivas enquanto fala sobre genética.
Leia também
-
Com Sydney Sweeney, campanha de jeans da American Eagle gera polêmica
-
Jeff Bezos e Sydney Sweeney preparam lançamento de marca de lingerie
Em outro, ela declara a frase: “Você quer saber o que vem entre mim e as minhas Calvins? Nada”. O teor provocativo dos anúncios gerou grande controvérsia nos Estados Unidos, levando à proibição do comercial em emissoras como ABC e CBS, em Nova York.



2. “Bons genes”
Em um dos vídeos da campanha da American Eagle, que foi retirado do ar, Sydney Sweeney aparece deitada, abotoando o jeans enquanto a câmera percorre seu corpo. Em tom direto, ela diz: “Os genes são transmitidos dos pais para os filhos […] Meus jeans são azuis.”
O vídeo reforça o trocadilho presente no slogan “Sydney Sweeney has great jeans”, que brinca com a homofonia entre “jeans” e “genes” em inglês. A ambiguidade da frase gerou críticas nas redes sociais, com internautas apontando semelhanças preocupantes com discursos eugenistas — movimento do século XX que defendia a seleção genética e promovia a reprodução entre pessoas com características consideradas “superiores”, como pele clara — ao sugerir que a atriz teria “bons genes”.

Em outro vídeo promocional, Sweeney, de fato, risca a palavra “genes” da frase “Sydney Sweeney Has Great Genes” e a substitui por “jeans”, mostrando que a escolha de palavras foi proposital. “Talvez eu esteja exagerando, mas focar uma campanha publicitária em uma mulher branca, loira e de olhos azuis dizendo que ela tem ótimos genes é estranho”, escreveu uma usuária do Instagram.

Os debates acerca da campanha chegaram à esfera política: apoiadores do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usaram da inteligência artificial para editar diferentes rostos e corpos em uma das fotos publicitárias de Sydney. Uma delas foi feita com uma foto do próprio presidente, e chegou a ser compartilhada por seu filho, Donald Trump Jr., nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Donald Trump Jr. (@donaldjtrumpjr)
A cantora e rapper Lizzo também foi alvo de uma das montagens, em publicação que dizia “Se os democratas ganhassem a eleição”. A artista compartilhou a publicação em seu Instagram com a legenda “My jeans are black” (Meus jeans são pretos, em tradução livre).
Ver essa foto no Instagram
3. Celebridades e marcas
Doja Cat, rapper e cantora norte-americana, ironizou as falas de Sydney Sweeney em conteúdo publicado no Tik Tok. A artista repetiu o texto de um dos vídeos promocionais da campanha em um sotaque exagerado. “Você sabe que a situação está ruim quando até a Doja Cat faz graça com o assunto”, comentou uma internauta.
@dojacatmy jeans are blee♬ original sound – Doja Cat
Outra ação publicitária tem chamado atenção nas redes: o novo anúncio da Dunkin’ Donuts, estrelado por Gavin Casalegno, um dos protagonistas da série teen O Verão Que Mudou a Minha Vida. Internautas vêm questionando o fato de o ator mencionar seus “genes” enquanto promove uma nova bebida da marca, apontando semelhanças com o trocadilho usado no slogan da campanha com Sweeney. “Esse bronzeado? Genética”, afirma o ator enquanto passeia ao redor da piscina. “Acabei de receber minha análise de coloração. Adivinha? Verão dourado, literalmente!”
Ver essa foto no Instagram
Confira mais imagens da campanha
6 imagens



Fechar modal.

Sydney Sweeney em campanha para a American Eagle
American Eagle/Divulgação
Sydney Sweeney em campanha para a American Eagle
American Eagle/Divulgação
Sydney Sweeney em campanha para a American Eagle
American Eagle/Divulgação
Sydney Sweeney em campanha para a American Eagle
American Eagle/Divulgação
Sydney Sweeney em campanha para a American Eagle
American Eagle/Divulgação
Sydney Sweeney em campanha para a American Eagle
American Eagle/Divulgação






