Início / Versão completa
Justiça

TJAC lança canal para denúncias de discriminação contra famílias homoafetivas e trans

Por Marcos Henrique 18/08/2025 10:33
Publicidade
Imagem via TJAC.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) criou um canal de denúncias voltado a casos de discriminação contra famílias homoafetivas e transafetivas. O objetivo é garantir que pessoas homossexuais e trans possam adotar crianças e adolescentes com igualdade e respeito, sem sofrer preconceito ou tratamento indevido.

Publicidade

As denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria do Judiciário acreano pelo telefone (68) 99919-0229 ou pelo e-mail coinj@tjac.jus.br, de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. O canal é sigiloso e seguro, destinado a situações vexatórias ou preconceituosas, especialmente nos procedimentos de habilitação para adoção, guarda e tutela.

A iniciativa está alinhada às ações da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinj), voltadas à proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Base legal e orientações

A criação do canal atende à Resolução 532/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta tribunais a combater qualquer forma de discriminação com base na orientação sexual ou identidade de gênero nos processos de adoção. A resolução recomenda:

Publicidade

Além disso, a Corregedoria-Geral de Justiça do Acre (Coger) enviou um ofício a juízas e juízes instruindo que:

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.