6 dezembro 2025

Trump ameaça com taxação de 200% se China cortar fornecimento de imãs

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou a China, nesta segunda-feira (25/8), com taxação de 200%, caso os chineses se neguem a fornecer imãs aos norte-americanos. Esse é mais um novo capítulo da disputa entre os EUA e a China por insumos necessários para o desenvolvimento de tecnologia, que fazem parte do grupo de elementos químicos conhecidos como “Terras Raras”.

Os imãs mais potentes são usados nas indústrias produtoras de tecnologias de alto desempenho e compostos por elementos de terras raras, como neodímio e samário. A China e o Brasil são donos das maiores reservas de terras raras do mundo e, desde que Trump iniciou a taxação sobre os produtos chineses, o governo de Xi Jinping restringiu a exportação dos imãs aos EUA, em retaliação.

Veja as fotosAbrir em tela cheia O presidente Donald TrumpReprodução: CNN Donald TrumpReprodução Globo Trump aplica tarifa e ameaça o Pix; entenda o novo conflito com o BrasilReprodução: YouTube Donald TrumpReprodução: YouTube

Voltar
Próximo

A nova ameaça de Trump pode dificultar a negociação das taxas tributárias entre os dois países. No início do mês, a China deixou de elevar os impostos sobre os produtos norte-americanos após Donald Trump prorrogar a taxação dos EUA por mais 90 dias.

Antes, porém, em maio, as duas maiores economias do mundo concordaram em “congelar” o tarifaço. Até então, Trump havia elevado a cobrança sobre os produtos chineses em 145% e Xi Jinping retaliou aumentando a tarifa sobre os norte-americanos em 125%. A trégua foi suficiente para “derrubar” as taxas para 30% e 10%, respectivamente.

- Publicidade -

Veja Mais