A Fifa anunciou, nesta segunda-feira (29/9), a punição à África do Sul pelo uso indevido de um jogador nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A seleção escalou o meio-campista Teboho Mokoena, que estava suspenso, na partida contra o Lesoto, realizada em março.
Os “Bafana Bafana” haviam vencido o confronto por 2 a 0, mas o resultado foi alterado para derrota administrativa por 3 a 0. Com a mudança, a equipe caiu para a segunda posição do grupo C, sendo ultrapassada pelo Benin no saldo de gols. Ambos somam 14 pontos, enquanto Nigéria e Ruanda aparecem logo atrás, com 11.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Mokoena em ação pela África do Sul nas EliminatóriasDivulgação/Instaram Mokoena em ação pela África do Sul nas EliminatóriasDivulgação Mokoena em ação pela África do Sul nas EliminatóriasReprodução/Federação sul-africana
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“Hoje é difícil imaginar o Brasil campeão da Copa”, diz Ronaldo sobre Seleção
Esportes
“O Brasil está carente de um camisa nove”, diz Túlio Maravilha
Esportes
“Treinar a Seleção Brasileira não é qualquer coisa, é histórico”, diz Carlo Ancelotti
Esportes
Abel Braga admite incômodo com Carlo Ancelotti na Seleção: “Não é verde e amarelo”
A irregularidade se deu porque Mokoena acumulou cartões amarelos nas partidas anteriores contra Benin e Zimbábue, o que gerou suspensão automática. A utilização do atleta violou o artigo 19 do Código Disciplinar da Fifa.
Além da perda dos pontos, a Federação Sul-Africana foi multada em 10,7 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 66,7 mil na cotação atual. A entidade ainda pode recorrer da decisão.
Pelas Eliminatórias, a África do Sul volta a campo no dia 10 de outubro, às 13h (de Brasília), contra o Zimbábue. Quatro dias depois, encerra sua participação na chave diante de Ruanda.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!






