21 janeiro 2026

Anvisa proíbe venda de café, whey e suplementos irregulares com risco à saúde; confira as marcas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e proibição de fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso de diversos produtos alimentares e suplementos, após identificação de irregularidades que representam risco à saúde.

Entre os produtos proibidos estão:

  • Café torrado e moído extraforte e café tradicional da marca Câmara: a empresa fabricante é desconhecida, e a Anvisa informou que um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, do Rio de Janeiro, encontrou fragmentos semelhantes a vidro no lote 160229. Todas as unidades e lotes estão proibidos.

  • Suplementos da empresa Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.: uma inspeção sanitária realizada entre os dias 15 e 17 de setembro identificou falhas graves nas boas práticas de fabricação, incluindo ausência de responsável técnico habilitado, problemas no controle de qualidade e segurança da água, falta de rastreabilidade dos produtos e falhas no Programa de Controle de Alergênicos.

  • Whey Isomix Definition da marca Proteus, fabricado pela Nutrimix A. Suplementos SLU: a Anvisa proibiu o produto após a empresa Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda. informar que interrompeu a fabricação desde o início de 2024 e que não tem relação com a Nutrimix A. Suplementos SLU, descrita em algumas embalagens ainda disponíveis no mercado.

A agência alertou que produtos irregulares não garantem qualidade, segurança ou eficácia, representando riscos sérios à saúde. A Anvisa recomenda que consumidores evitem o uso e denunciem produtos irregulares por meio da Ouvidoria ou da Central de Atendimento (0800 642 9782).

Via Agência Brasil.

- Publicidade -

Veja Mais