6 dezembro 2025

Banco Central revê crescimento do PIB em 2026 para 1,5%, pior resultado desde a pandemia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Banco Central (BC) reduziu a estimativa de crescimento da economia brasileira em 2025. De acordo com os dados do BC, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano era de 2,1% e, agora, caiu para 2%.

Para 2026, ano de eleições presidenciais, o desempenho do PIB será ainda menor, de 1,5%, e significará, caso seja confirmado, o menor desde 2020, ano impactado pela pandemia da Covid-19, e que teve retração de 3,3%.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Banco CentralReprodução: Banco Central Banco Central do BrasilFoto: Agência Brasil Banco CentralReprodução

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
“Pode gritar”, diz Haddad sobre críticas ao aumento de impostos

Política
Haddad cobra fim de articulações nos EUA a deputados da direita: “Liga pro Eduardo, é o pedido da Fazenda”

Política
Haddad confirma reunião com secretário do Tesouro dos EUA para discutir tarifaço

O motivo da queda na expectativa de crescimento do PIB para 2026 está diretamente ligado, ainda de acordo com o BC, aos juros altos da economia brasileira, que hoje são de 15% ao ano.

“A projeção considera a manutenção da política monetária em campo restritivo – juros altos – o baixo nível de ociosidade dos fatores de produção, a perspectiva de desaceleração da economia global e a ausência do impulso agropecuário observado em 2025”, informou o BC.

No início do mês, o Comitê de Política Monetária do BC (Copom) manteve a taxa básica de juros, a Selic, em 15% ao ano. É o maior índice usado no país nos últimos 20 anos.

- Publicidade -

Veja Mais