O Chelsea foi acusado, nesta quinta-feira (11/9), pela Associação Inglesa de Futebol (FA), por possíveis 74 violações relacionadas ao uso de agentes, intermediários e investimentos de terceiros em jogadores. As infrações dizem respeito ao período entre 2009 e 2022, com foco nos anos de 2010 a 2016, durante a administração de Roman Abramovich.
Em comunicado, a FA informou: “A Associação de Futebol acusou hoje o Chelsea FC de violações dos Regulamentos J1 e C2 do Regulamento de Agentes de Futebol da FA, Regulamentos A2 e A3 do Regulamento da FA sobre Trabalho com Intermediários e Regulamentos A1 e B3 do Regulamento de Investimento de Terceiros em Jogadores da FA”.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Chelsea vence o PSG e é campeão do mundoReprodução Reprodução/chelsea João Pedro, do ChelseaReprodução/instagram: @chelsea Estevão marca primeiro gol com a camisa do ChelseaReprodução/Instagram: @chelsea
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“Viemos para fazer história”, diz Renato Gaúcho antes de semifinal contra o Chelsea
Esportes
Abel Ferreira vê Chelsea como favorito e pede apoio da torcida dos Estados Unidos
Esportes
A ciência por trás do vilão: entenda o fenômeno da rejeição a Cucurella
Esportes
Bilhões: Chelsea gasta 40 vezes mais do que o Fluminense em reforços desde 2022
Prazos e possíveis sanções
O clube tem até 19 de setembro para apresentar sua resposta, embora, segundo fonte ouvida pela ESPN, esse prazo possa ser prorrogado se necessário. Após a manifestação, uma comissão reguladora independente será formada para avaliar o caso e decidir a sanção cabível.
Entre as regras específicas que o Chelsea teria descumprido, está a determinação de que “Clube, Jogador, Intermediário ou outro Participante não deve organizar as coisas de forma a ocultar ou deturpar a realidade e/ou a substância de quaisquer questões relacionadas a uma Transação ou Negociação de Contrato”.
A Regra J1 também foi citada no processo: “Um clube não deve, em nenhum momento, utilizar os serviços, direta ou indiretamente, de um Agente Não Autorizado em relação a qualquer Atividade de Agência. Um clube não deve, direta ou indiretamente, fazer quaisquer pagamentos a qualquer Agente Não Autorizado em relação a qualquer Atividade de Agência”.
Histórico de discrepâncias
Em maio de 2022, um consórcio liderado por Todd Boehly e a empresa Clearlake Capital assumiu o comando do Chelsea. Durante o processo de compra, os novos donos identificaram inconsistências nos registros financeiros deixados pela antiga gestão.
No ano seguinte, em julho de 2023, o clube aceitou pagar multa de € 10 milhões à Uefa após admitir voluntariamente a existência de “relatórios financeiros incompletos” relativos ao período da era Abramovich.
Posição oficial do clube
Logo após a divulgação das acusações pela FA, o Chelsea publicou um comunicado reafirmando cooperação com as autoridades: “O Chelsea FC tem o prazer de confirmar que seu contato com a FA sobre questões que foram relatadas pelo próprio clube está chegando a uma conclusão”.
O texto destacou ainda a conduta da atual diretoria. “O grupo proprietário concluiu a compra do clube em 30 de maio de 2022. Durante processo completo de due diligence antes da conclusão da aquisição, o grupo tomou conhecimento de relatórios financeiros potencialmente incompletos referentes a transações históricas e outras possíveis violações das regras da FA”, declarou.
Segundo a nota, a colaboração foi imediata: “Imediatamente após a conclusão da compra, o clube reportou esses assuntos a todos os reguladores relevantes, incluindo a FA. O clube demonstrou transparência sem precedentes durante este processo, inclusive dando acesso abrangente aos arquivos e dados históricos”.
O clube também agradeceu o diálogo com a entidade: “Continuaremos trabalhando em colaboração com a FA para concluir este assunto o mais rápido possível. Gostaríamos de registrar nossa gratidão à FA pelo envolvimento com o Clube neste caso complexo, cujo foco tem sido questões que ocorreram há mais de uma década”.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!






