A China realizou nesta quarta-feira (3) um grandioso desfile militar na Praça da Paz Celestial, em Pequim, para marcar os 80 anos da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial.
Entre os destaques da exibição estavam os mísseis nucleares de combustível líquido DongFeng-5C, com alcance de ataque global, que atravessaram a praça diante das autoridades e do público. Também sobrevoaram o local caças embarcados J-15DH, J-15DT, J-35 e J-15T, que realizaram formações em “V” em homenagem à data, conhecida como Dia da Vitória, segundo informou a agência estatal Xinhua.
O presidente Xi Jinping, que também é secretário-geral do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, participou ativamente da cerimônia. De pé em uma limusine da marca Hongqi, Xi inspecionou as tropas e ordenou o início da revista militar.
Enquanto o veículo avançava lentamente pela praça, ladeado por bandeiras do Partido, da nação e das forças armadas, Xi saudava os soldados. Ao término da inspeção, os militares responderam em uníssono com palavras de ordem como: “Seguir o Partido! Lutar para vencer! Forjar um comportamento exemplar!” e “A justiça prevalecerá! A paz prevalecerá! O povo prevalecerá!”.







