6 dezembro 2025

Com 1,5 milhão de assinaturas, PSOL entrega abaixo-assinado contra PEC da Blindagem

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A mobilização contra a chamada PEC da Blindagem ganhou força nesta terça-feira (23/9), quando deputadas do PSOL protocolaram no Senado um abaixo-assinado que superou a marca de 1,5 milhão de assinaturas em menos de uma semana, o maior já registrado contra uma proposta em tramitação no Congresso Nacional segundo a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL/SP).

O ato foi liderado pela parlamentar e pela também deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS), que entregaram o documento ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar (PSD/BA). Ao lado delas, estiveram parlamentares como Glauber Braga (PSOL/RJ) e Fábio Félix (PSOL/DF), além do influenciador Jones Manoel. Também participaram da agenda com o relator da proposta, senador Alessandro Vieira (MDB/SE), que já se posicionou pela inconstitucionalidade do texto.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Assinaturas contra a PEC da Blindagem foram guardadas em uma caixaDivulgação: Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) Manifestação em São Paulo, na Avenida PaulistaReprodução: X Manifestação em BrasíliaReprodução: X Sâmia Bomfim (PSOL/SP)Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados Deputadas bateram boca em sessão de votação da PEC da BlindagemReprodução: Câmara dos Deputados

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
Hugo Motta diz que veto a Eduardo Bolsonaro como líder é “estritamente técnico”

Política
Presidente da CCJ quer “sepultar” PEC da Blindagem no Senado

Política
Protestos contra anistia e PEC da Blindagem reúnem 84 mil pessoas em SP e Rio

Política
Protestos tomam ruas de várias cidades contra PEC da Blindagem e anistia

A PEC pretende limitar a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) em processos envolvendo parlamentares, além de ampliar o foro privilegiado para dirigentes partidários com representação no Congresso. Para críticos, é uma tentativa de “anistia preventiva” que blindaria políticos de crimes graves.

Sâmia Bomfim destacou a força popular do movimento: “As ruas e as redes comprovam que o Brasil rejeita a PEC da Blindagem e a Anistia. O abaixo-assinado, que em menos de uma semana reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas, é a materialização de que a tentativa de fazer do Congresso um escudo para criminosos está enterrada”, afirmou.

Apesar de já contar com maioria contrária na CCJ, senadores admitem que um pedido de vista poderia adiar a análise, inicialmente prevista para esta quarta-feira (24/9). Ainda assim, a leitura é de que o gesto simbólico do PSOL fortalece a pressão social pela rejeição da PEC.

- Publicidade -

Veja Mais