O mercado financeiro reagiu com otimismo à fala do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, sobre o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), proferida durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O dólar caiu 1,1% e atingiu o menor valor de venda desde 6 de junho de 2024, a R$ 5,27, nesta terça-feira (23/9). No mercado de ações, o Ibovespa subiu 0,91% fechando o dia a 146.424,94 pontos. Por volta de 13:50h, logo após o discurso de Trump, o Ibovespa chegou a bater 147 mil pontos, maior índice registrado na história, em um dia.
Durante a manhã desta terça-feira (23/9), o presidente Lula abriu a Assembleia Geral da ONU. Em seu discurso, ele falou sobre multilateralismo, soberania e Democracia brasileiras, criticou as ações de Israel na Faixa de Gaza, na Palestina, e defendeu o Judiciário brasileiro das sanções aplicadas aos membros do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo governo dos Estados Unidos.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Bolsa de Valores brasileira marca pela primeira vez 141.263 pontos nesta sexta-feira (4/7)Foto: Kevin David/A7 Press/Agência O Globo Dólar norte-americanoFoto: Adriana Toffetti/Ato Press/Estadão Conteúdo Menor valor do dólar é cotado dentro de nove meses nesta segunda-feira (30/6)Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Voltar
Próximo
Leia Também
Política
“Grau de incerteza que precisa ser avaliado”, diz Haddad sobre falas de Trump
Política
Fernando Haddad explica como funcionará o “imposto mínimo” para super ricos
Política
Eduardo Bolsonaro rebate Haddad sobre cancelamento de reunião entre Brasil e EUA
Em seguida, foi a vez de Donald Trump falar na ONU. Antes, porém, os dois presidentes tiveram um breve encontro, que foi marcado com um abraço.
Durante sua fala, Trump citou a casualidade e anunciou que pretende se reunir com Lula na próxima semana.
“Eu estava entrando [no plenário da ONU], e o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu, e nos abraçamos. Na verdade, concordamos que nos encontraríamos na semana que vem”, disse Donald Trump.






