1 fevereiro 2026

Internado às pressas, Bolsonaro é diagnosticado com alteração na função renal, diz boletim

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de 70 anos, permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, após ter sido levado às pressas na tarde de terça-feira (16/9). Segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira (17/9), os exames mais recentes apontaram alteração na função renal e um quadro de anemia que ainda persiste.

Os médicos identificaram elevação da creatinina, substância que indica o funcionamento dos rins. A anormalidade reforça o monitoramento clínico, já que Bolsonaro chegou ao hospital desidratado, com queda de pressão, vômitos e episódios de quase desmaio.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Jair Bolsonaro – Internet Reprodução Jair Bolsonaro – Internet Reprodução Jair Bolsonaro – Internet Reprodução Jair Bolsonaro – Internet Reprodução Bolsonaro vai a hospital para remover lesões na peleReprodução/LeoDias TV BolsonaroFoto: Antonio Augusto/STF
Bolsonaro registra presença no jardim de casa no quinto dia do julgamento no STFReprodução/Metrópoles Bolsonaro registra presença no jardim de casa no quinto dia do julgamento no STFReprodução: Metrópoles Jair Bolsonaro (PL) Foto: Ton Molina/STF Pai e filho, Jair e Eduardo BolsonaroFoto: Tomzé Fonseca/Futura Press/Estadão

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
Após ser atendido às pressas, Bolsonaro passará a noite no hospital

Notícias
Internado às pressas no RN, Bolsonaro tem estado de saúde atualizado em boletim

Saúde
Internado às pressas, Bolsonaro é diagnosticado com alteração na função renal, diz boletim

Saúde
Michelle atualiza status da cirurgia de Bolsonaro e dá detalhes sobre intervenção

A equipe médica destacou que o ex-presidente apresentou melhora parcial depois de receber hidratação intravenosa e medicamentos, mas sua permanência na unidade de saúde ainda depende de reavaliação ao longo do dia.

Para investigar as crises de tontura recorrentes, Bolsonaro passou por uma ressonância magnética do crânio. O exame não detectou alterações agudas.

O cardiologista Cláudio Birolini já havia relatado, em atendimento realizado no último domingo, que o ex-presidente estava fragilizado, com baixa ingestão alimentar no último mês, o que teria agravado a anemia. “Ele é um senhor de 70 anos, submetido a várias cirurgias, e esse conjunto de fatores o deixa debilitado”, afirmou.

A internação mobilizou a família. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) revelou que o pai chegou a ficar cerca de dez segundos sem conseguir respirar e que, em seguida, teve um episódio de “vômito em jato”, o que levou à decisão de levá-lo imediatamente ao hospital. Michelle Bolsonaro, que acompanha o marido no DF Star, publicou nas redes sociais que ele recebe medicação intravenosa e segue em observação.

Leia o boletim médico na íntegra
Nota à imprensa

Brasília, 17 de setembro de 2025 – O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foiadmitido no Hospital DF Star na tarde do dia 16 de setembro, devido ao quadrode vômitos, tontura, queda da pressão arterial e pré-sincope. Chegou naemergência do hospital desidratado, com elevação da frequência cardíaca equeda da pressão arterial. Foram realizados exames laboratoriais e de imagempara investigação diagnóstica. Os exames evidenciaram persistência da anemiae alteração da função renal, com elevação da creatinina. Realizou ressonânciamagnética do crânio para elucidação de quadro de tontura recorrente, que nãomostrou alterações agudas. Houve melhora parcial após hidratação e otratamento medicamentoso. Será reavaliado ao longo do dia, para definição danecessidade de permanência em ambiente hospitalar.

Dr. Cláudio Birolini – Médico chefe da equipe cirúrgica

Dr. Leandro Echenique – Médico Cardiologista

Dr. Guilherme Meyer – Diretor Médico do Hospital DF Star

Dr. Allisson Barcelos Borges – Diretor Geral do Hospital DF Star

- Publicidade -

Veja Mais