17 dezembro 2025

Lula afirma que vetaria anistia a Bolsonaro caso projeto seja aprovado pelo Congresso

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Presidente falou com exclusividade à BBC no Palácio da Alvorada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista exclusiva à BBC News Brasil e à BBC News que vetaria qualquer proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) caso o Congresso Nacional aprove o projeto de lei que tramita no Parlamento e pode ser votado nos próximos dias.

“Se viesse pra eu vetar, pode ficar certo de que eu vetaria. Pode ficar certo que eu vetaria”, declarou Lula durante entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (17/9), no Palácio da Alvorada.

A declaração ocorre em meio à pressão de lideranças bolsonaristas no Congresso, que tentam convencer o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a colocar o projeto em votação. A expectativa é de que Motta avalie liberar a tramitação em regime de urgência, acelerando a apreciação da proposta ainda nesta quarta-feira.

Apesar de afirmar que vetaria a anistia, Lula ressaltou que a decisão final sobre a tramitação do projeto cabe ao Congresso e procurou se distanciar do debate político, indicando que não é função do Executivo aprovar ou rejeitar a proposta em si.

Veja:

- Publicidade -

Veja Mais