14 dezembro 2025

Lula conversa com chanceler da Alemanha sobre acordo Mercosul-UE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, nesta quinta-feira (11/9), com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, por ligação. Ambos declararam apoio mútuo para ratificação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O titular do Palácio do Planalto espera assinar a resolução ainda em 2025.

“O chanceler elogiou as boas relações entre a Alemanha e o Brasil […] A discussão se concentrou no aprofundamento das relações econômicas entre os dois países. Ambas as partes concordaram em trabalhar para a rápida ratificação e implementação do acordo comercial UE-Mercosul”, informou o governo alemão.

Leia também

O Brasil assumiu a presidência do Mercosul em julho. O bloco econômico reúne Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Durante o comando brasileiro, a expectativa é ratificar o acordo entre o bloco sul-americano e o europeu, que se arrasta por mais de 20 anos.

As negociações em cima do tratado já foram encerradas. Com isso, os negociadores esperam a aprovação do tratado pelos parlamentos europeus e sul-americanos. A previsão é de que o tratado seja ratificado até dezembro, quando o Brasil encerra seu mandato à frente do bloco.

Mercosul

Na próxima semana, o Mercosul irá assinar o acordo com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), composto por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. A cerimônia irá ocorrer no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, na terça-feira (16/9).

Um dos principais pontos do acordo é a negociação com o setor agrícola, em especial na venda de produtos como carne bovina e de frango, mel, café, frutas e milho.

Outra negociação de destaque do bloco econômico sul-americano é com o governo do Canadá, onde é estudado a possibilidade de livre comércio entre o Mercosul e o país norte-americano.

- Publicidade -

Veja Mais