O tenente-coronel Mauro Cid, que atuou como ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, decidiu se desligar do Exército. De acordo com sua defesa, o pedido foi motivado por problemas psicológicos enfrentados após o desgaste do processo que investiga a tentativa de golpe de Estado.
Durante a sessão desta terça-feira (2/9) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, o advogado Jair Alves Pereira ressaltou que Cid perdeu a carreira, o convívio social e até a rotina familiar depois da colaboração premiada firmada com a Justiça. “Ele abriu mão de tudo, inclusive da profissão que era seu projeto de vida”, disse o defensor.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Mauro Cid fala ao STFReprodução: TV Justiça Mauro Cid fala ao STF para prestar esclarecimentos no inquérito que investiga o plano golpistaReprodução: Agência Brasil Alexandre de Moraes ouve de Cid que era alvo de xingamentos: “Tô acostumado”Reprodução Internet Reprodução Advogado de Mauro Cid – Imagens STF Pai e filho, Jair e Eduardo BolsonaroFoto: Tomzé Fonseca/Futura Press/Estadão
Voltar
Próximo
Leia Também
Política
Advogado de Mauro Cid rebate tese de coação e defende validade da delação premiada
Política
Lindbergh descarta votação da anistia no Congresso durante julgamento de Bolsonaro no STF
Política
Paulo Gonet revela que Bolsonaro usava Abin para “espionar adversários políticos”
Política
“Assim se faz justiça”: Moraes defende imparcialidade em julgamento de Bolsonaro
O advogado explicou que, após mais de dois anos afastado das funções militares e submetido a medidas cautelares, Cid optou por encerrar definitivamente o vínculo com o Exército. Segundo ele, o militar não teria mais condições emocionais de seguir na instituição.
A defesa confirmou que o processo para oficializar a baixa já foi iniciado. Também argumentou que possíveis inconsistências em depoimentos prestados por Cid à Polícia Federal não comprometem o acordo firmado. Para os advogados, essas variações refletem a pressão e o impacto psicológico sofridos pelo ex-ajudante de ordens, mas não anulam sua colaboração.