8 dezembro 2025

MPDFT aponta omissão do Conen-DF antes de incêndio que matou cinco pessoas em casa de reabilitação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) divulgou, nesta segunda-feira (1º), que o Conselho de Política sobre Drogas do Distrito Federal (Conen-DF), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), ignorou um ofício enviado em junho que pedia informações detalhadas sobre a casa de reabilitação onde ocorreu um incêndio que resultou na morte de cinco pessoas.

De acordo com o MPDFT, o documento foi protocolado no dia 27 de junho e estabelecia o prazo de 20 dias para o envio de documentos como a licença de funcionamento do instituto, relatórios de fiscalização realizados nos últimos dois anos, além da composição da equipe técnica da instituição. O pedido também questionava a existência de denúncias contra o estabelecimento.

No entanto, não houve resposta por parte do Conen-DF. Após a tragédia, o Ministério Público enviou um novo ofício, reiterando as solicitações e reduzindo o prazo de resposta para 15 dias.

O caso reforça a cobrança por maior rigor na fiscalização de instituições de acolhimento e tratamento, especialmente diante do histórico de denúncias de precariedade e riscos à segurança em casas de reabilitação do Distrito Federal.

- Publicidade -

Veja Mais