7 dezembro 2025

PL indica Eduardo Bolsonaro para liderança da minoria na Câmara em meio a polêmica

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Partido Liberal (PL) indicou nesta terça-feira (16) o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para assumir a liderança da minoria na Câmara dos Deputados. A mudança ocorreu após a renúncia da deputada Caroline de Toni (PL-SC), que ocupava o posto até então.

Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos desde o início do ano, enfrenta questionamentos sobre sua permanência no mandato. Sua licença terminou em 20 de julho e, desde então, as faltas estão sendo contabilizadas.

Em carta, Caroline justificou sua saída como um gesto de unidade partidária.
“Gostaria de comunicar a todos a minha renúncia à liderança da minoria da Câmara dos Deputados para transferir essa responsabilidade ao deputado Eduardo Bolsonaro. Tomamos essa decisão convictos de que o Brasil precisa de união e de coragem, especialmente diante das perseguições políticas que tanto Eduardo quanto Jair Bolsonaro estão sofrendo”, disse.

O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), defendeu a indicação com base em um ato da Mesa Diretora de 2015, assinado ainda na gestão de Eduardo Cunha como presidente da Casa. O texto determina que as ausências de líderes partidários e membros da Mesa sejam automaticamente justificadas devido à “natureza das atribuições”.

Segundo Cavalcante, a decisão foi dialogada com o atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). A assessoria do deputado, porém, negou que haja acordo. Para que a nomeação seja efetivada, o nome de Eduardo ainda precisa ser referendado pela presidência da Casa.

Cavalcante elogiou a atitude de Caroline de Toni e anunciou que ela será nomeada primeira vice-líder da minoria.
“Devo, neste momento em que a Carol abre mão, registrar a grandeza do gesto, que ficará marcado para sempre na história do nosso partido”, afirmou.

- Publicidade -

Veja Mais