4 dezembro 2025

Quando o Povo Acorda, o Poder Treme: O Recado das Ruas Contra a PEC da Blindagem

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A máxima do saudoso Ulysses Guimarães nunca pareceu tão atual: “a única coisa que mete medo em político é povo na rua”. O arquivamento da PEC da Blindagem nesta quarta-feira (24) foi a prova viva desse poder popular.

Que o escárnio da PEC da Blindagem tenha servido para despertar o gigante adormecido. O povo brasileiro deixou claro, de norte a sul do país, que não aceitará mais negociações espúrias às custas do interesse público. As manifestações históricas do último domingo (21), que levaram milhares às ruas em todas as 27 capitais, foram o grito de alerta que ecoou nos corredores do Congresso.

Os números falam por si: 42,4 mil pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo; mais de 41 mil em Copacabana, no Rio de Janeiro. multidões que traduziram em movimento concreto o repúdio a uma proposta que pretendia transformar o Legislativo em santuário de impunidade.

Este episódio deve servir como lição permanente: a educação cívica e a participação popular são os verdadeiros antídotos contra os abusos do poder. Chega de corrupção disfarçada de legalidade! Chega de privilégios escancarados! Chega de pautas legislativas que ignoram as necessidades reais da população!

O recado está dado. Quando o povo se une e ocupa seu lugar de protagonista, as estruturas do poder se curvam. Resta agora manter vivo esse espírito vigilante, pois a luta por um Brasil mais justo e ético apenas começou. A rua mostrou sua força – que ela continue sendo a grande fiscal da democracia brasileira.

- Publicidade -

Veja Mais