O “Hounds of Love” de Kate Bush, um dos maiores (e melhores) álbuns da história da música, completa 40 anos de lançamento nesta terça-feira (16/9). Lançado em 1985, a coletânea é tratada como uma obra-prima e revolucionou o pop na década de 1980. Nos dias atuais, é lembrado também pelo revival em “Stranger Things” com “Running Up That Hill (A Deal With God)”.
Hoje em dia, Kate Bush é um ícone da música e considerada percursora em muitas coisas, como na criação de álbuns visuais. Porém, quando lançou o “Hounds of Love”, estava em baixa. O disco anterior, o extremamente alternativo e difícil de ouvir (apesar de ótimo) “The Dreaming”, vendeu mal e não foi bem nas paradas. Na Billboard 200, por exemplo, alcançou apenas um 157° lugar.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Kate Bush em “Hounds of Love”Reprodução Stranger Things reviveu música de Kate Bush, lançada em 1985Reprodução Kate Bush em “Hounds of Love”Reprodução Kate Bush em “Hounds of Love”Reprodução Kate Bush em “Hounds of Love”Reprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Flávio Ricco
Netflix vai sentir saudades de Stranger Things; veja balanço
Cultura
“Stranger Things 5”: Vecna volta com tudo e Hawkins vai virar zona de guerra
TV
Ator de “Stranger Things” revela como foi se assumir antes da 5ª temporada
Famosos
Atriz de Stranger Things adota menina com marido, filho de Bon Jovi
Além do fraco desempenho comercial, Kate foi vítima de uma mídia machista e que a catalogava como uma “mulher louca”. Jornalistas especializados em música à época a chamavam de delirante e exagerada.
No “Hounds Of Love”, ela reconquistou o respeito a força. O disco, que é dividido em duas partes, provou ao mundo que Kate se tornaria uma lenda. O disco fez moradia no topo da parada de álbuns do Reino Unido, com milhares e milhares de cópias vendidas a cada semana.
Na parada americana, o álbum não chegou a ficar no topo, mas ele revolucionou a percepção sobre a artista e sobre a música pop.
O “Hounds of Love” tem dois lados: o primeiro apenas com músicas pop bem convencionais, como “Running Up That Hill” e “The Big Sky”, e o segundo com as “loucuras e extravagâncias” costumeiras de Kate Bush. Porém, com outro ar. O som denso e megaproduzido ganhou mais atenção e posicionou a artista como uma verdadeira revolucionária, além de uma intérprete completa.
O revival com “Stranger Things”
Em 2022, durante a quarta temporada de “Stranger Things”, da Netflix, a música “Running Up That Hill (A Deal With God)” ganha um destaque enorme por ser a canção favorita de Max para salvá-la do Vecna, em um ponto central da narrativa.
O sucesso extrapolou as telas e promoveu o auge, em números, de Kate Bush em plena era do streaming. No Spotify, por exemplo, a canção já soma mais de 1,4 bilhão de streams. Na Billboard Hot100, chegou ao terceiro lugar. O álbum “Hounds of Love” também teve seu pico na 12° posição na parada de vendas de discos.
Quando a série estourou sua música, a artista já estava aposentada e vivendo uma vida discreta no interior da Inglaterra. Nem entrevistas Kate dá mais. Porém, com a série, estima-se que ela tenha ganhado mais de um milhão de libras apenas com as plataformas digitais.






