11 dezembro 2025

SEE capacita professores do 9º ano para melhorar desempenho no Ideb

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: Clícia Araújo/SEE

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) iniciou, nesta segunda-feira (22), a terceira etapa de formação presencial do Projeto Ideb: Superando Metas, voltado a professores de língua portuguesa e matemática do 9º ano do ensino fundamental. O objetivo é preparar os estudantes para avaliações externas e contribuir para a melhoria dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A formação acontece no auditório da SEE em dois turnos: matutino (7h30 às 10h30) e vespertino (13h30 às 16h30). As atividades são divididas por área de conhecimento, sendo a primeira dedicada à língua portuguesa e a segunda à matemática.

Foto: Clícia Araújo/SEE

O programa é conduzido pelos formadores da Divisão do Ensino Fundamental – Anos Finais, responsáveis pelo desenvolvimento e acompanhamento das estratégias pedagógicas aplicadas em sala de aula.

Segundo a assessora pedagógica Karina Souza, esta é a terceira capacitação realizada neste ano. “Os cadernos do projeto abordam os descritores avaliados na prova do Saeb. A formação orienta os professores sobre a aplicação das atividades, promove discussões e troca de experiências. Os relatos indicam avanços na leitura, interpretação e compreensão textual, assim como no raciocínio lógico e resolução de problemas em matemática”, destacou.

Foto: Clícia Araújo/SEE

Para a professora Sílvia Mustafa, da Escola Cívico-Militar Wilson Barbosa, os encontros também possibilitam o compartilhamento de práticas entre os educadores. “Não se trata apenas do material da SEE, mas das experiências que cada um traz da sala de aula. Em nosso colégio, usamos dinâmicas, gincanas e até uma Trilha do Saber, em que os alunos acumulam pontos conforme a frequência. Isso motiva os estudantes e complementa o material didático”, explicou.

A docente acrescentou que tornar os recursos pedagógicos mais atrativos faz diferença no aprendizado. “O que chama atenção dos alunos é o lúdico, o colorido e as músicas. Quando usamos recursos como o Data Show, eles percebem a diferença. Apostilas coloridas também seriam fundamentais para despertar ainda mais o interesse”, afirmou.

Via Agência de Notícias do Acre.

- Publicidade -

Veja Mais