O Spotify anunciou que vai passar a adotar novas medidas para combater o uso de Inteligência Artificial (IA) e deep-fake dentro da plataforma, incluindo no Spotify Brasil. Segundo a empresa, mais de 75 milhões de faixas já foram retiradas do aplicativo nos últimos 12 meses, seja por violações de direitos autorais ou por tentativas de fraude.
“Introduzimos uma nova política de imitação que esclarece como lidamos com denúncias sobre clonagem de voz de IA (e outras formas de imitação vocal não autorizada), dando aos artistas proteções mais fortes e um processo mais claro de recurso. A imitação vocal só será permitida no Spotify quando o artista imitado tiver autorizado o uso”, diz a empresa no novo comunicado.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Leo Dias Spotify Conheça Tocanna, a cantora de inteligência artificial que dominou a webReprodução Conheça Tocanna, a cantora de inteligência artificial que dominou a webReprodução Os Perigos do Atendimento Nutricional por IA e Como Usá-la com SegurançaFoto: Pexels Inteligência ArtificialReprodução / Freepik Spotify anuncia novas medidas contra uso de Inteligência Artificial e Deep FakeReprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Música
A máfia do Spotify: robôs criam e distorcem “sucessos”
Música
“Tá acabando com o mercado digital”, dizem Zé Neto e Cristiano sobre máfia dos robôs no Spotify
Música
“P de Pecado” continua top 1 e recebe 1,7 milhões de views em um único dia
Música
“Sentar pro Trem”, hit viral com sample de Adele, é retirado do streaming
Em outras palavras, o Spotify não está banindo o uso de IA nas músicas dentro da plataforma, mas sim impondo normas mais rígidas para “proteger os artistas contra spam, imitação e fraude”. Justamente como foi o caso da cantora de IA Tocanna, responsável pelo hit viral “São Paulo”.
A música, com base na faixa “Empire State Of Mind”, do cantor Jay-Z, foi removida das plataformas digitais por violações de direitos autorais. O caso gerou repercussão e comoção nas redes sociais, e a própria personagem gerada por IA se pronunciou ao portal LeoDias. Confira:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Leo Dias (@leodias)
As medidas do Spotify também planejam combater quando recursos de IA usam o perfil de outros artistas para divulgar músicas (geradas por IA ou não) sem autorização.
“Enquanto a IA muda a forma como parte da música é feita, nossas prioridades permanecem as mesmas. Estamos investindo em ferramentas para proteger a identidade dos artistas, aprimorar a plataforma e oferecer mais transparência aos ouvintes. Essas atualizações fazem parte de uma série de mudanças que estamos implementando para construir um ecossistema musical mais confiável para artistas, detentores de direitos e ouvintes”, completou a plataforma no comunicado divulgado aos usuários.






