A autorização de buscas e apreensão nas dependências do Congresso Nacional e em imóveis funcionais ocupados por parlamentares é competência exclusiva do Supremo Tribunal Federal (STF). O entendimento foi confirmado nesta segunda-feira (22/9) pela maioria dos ministros da Corte em julgamento de ação da Mesa Diretora do Senado, que previa restringir decisões judiciais nas dependências do Congresso.
Sendo assim, fica estabelecido que juízes de outras instâncias da Justiça não podem determinar medidas de investigação nas instalações do Legislativo.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Plenário STF – Imagens STF Plenário STF – Imagens STF Supremo Tribunal FederalReprodução: Internet Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal: Legislativo e Judiciário são peças-chave segundo professorFotos: Roque de Sá/Agência Senado/Pedro França/Agência Senado/Montagem
Voltar
Próximo
Leia Também
Política
AGU notifica Meta e TikTok para excluir publicações falsas sobre viagem de Lula à Rússia
Notícias
“RG Animal” é lançado para identificação de cães e gatos no Brasil
Política
“Risco de fuga”, aponta Justiça italiana ao manter Carla Zambelli presa em Roma
Além disso, os ministros do STF rejeitaram a necessidade de autorização dos presidentes da Câmara e do Senado para o cumprimento de mandados dentro das Casas.
Até esta segunda-feira (22/9), seis ministros votaram a favor da medida: Cristiano Zanin (relator da ação), Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Flávio Dino, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.