7 dezembro 2025

Temporal com ventos de 49 km/h causa destelhamentos e falta de energia em Rio Branco e região

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Casa atingida na Rua Baguari, bairro Taquari, segundo distrito de Rio Branco — Foto: Corpo de Bombeiros

Na tarde desta sexta-feira (12), um forte temporal atingiu Rio Branco, causando destelhamentos, quedas de árvores e deixando diversos bairros sem energia elétrica. Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento chegaram a 49 km/h.

Até as 17h, foram registradas oito ocorrências em sete bairros da capital. Felizmente, não houve registro de feridos.

Além de Rio Branco, os municípios de Senador Guiomard e Bujari também foram afetados. A concessionária Energisa informou que o temporal provocou sérios danos à rede elétrica, incluindo a queda de quatro postes — três em Senador Guiomard e um na região da Transacreana, em Rio Branco.

Queda de árvore deixou moradores do Loteamento Praia do Amapá sem energia elétrica — Foto: Luana Rodrigues/Rede Amazônica Acre

De acordo com a empresa, os ventos também lançaram objetos contra a rede, agravando os problemas no fornecimento de energia. Em nota, a Energisa comunicou que acionou o Plano de Contingência, triplicando a quantidade de equipes em campo para restabelecer o serviço o mais rápido possível.

Bombeiros atenderam pelo menos oito ocorrências nesta sexta (12) — Foto: Arquivo pessoal

A empresa ainda orienta que, durante tempestades, a população evite se abrigar próximo a árvores e postes de energia, além de manter distância de fios soltos. Em caso de emergência, os clientes devem acionar os canais de atendimento:

  • Call Center: 0800 647 7196

  • Aplicativo: Energisa On

  • Site: energisa.com.br

  • WhatsApp (Gisa): (68) 99233-0341

FONTE:G1 AC

- Publicidade -

Veja Mais