Toffoli solicita informações sobre PEC da Blindagem; Câmara tem 10 dias para cumprir

Toffoli solicita informações sobre PEC da Blindagem; Câmara tem 10 dias para cumprir

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou, nesta quinta-feira (18/9), que a Câmara dos Deputados envie à Justiça esclarecimentos sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Prerrogativas, conhecida como a PEC da Blindagem, aprovada no plenário da Casa na terça-feira (16/9).

A PEC foi questionada por diversos partidos no STF, mas a determinação de Toffoli foi em razão de um pedido de suspensão da tramitação da proposta realizado pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP).

Veja as fotosAbrir em tela cheia Ministro Dias ToffoliFoto: Nelson Jr/SCO/STF Ministro Dias Toffoli — Foto: Andressa Anholete/STF Ministro Dias Toffoli — Foto: Carlos Moura/SCO/STF Ministro Dias Toffoli – Foto: Andressa Anholete/SCO/STF

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
“Não existe anistia meia-bomba”, diz Flávio Bolsonaro sobre proposta alternativa

Política
“Seu filho é um babaca”, disse Silas Malafaia a Bolsonaro sobre Eduardo, revela PF

Política
Alcolumbre promete aprovar no Senado anistia sem perdão à Bolsonaro: “Eu vou apresentar”

O prazo para Câmara apresentar explicações sobre a PEC no Supremo é de 10 dias. Só após, o ministro irá decidir se mantém ou não a tramitação do texto no Congresso Nacional.

A PEC da Blindagem prevê que a Justiça peça autorização na Câmara ou no Senado para abrir processos contra parlamentares. Além disso, a norma amplia o foro privilegiado aos presidentes de partidos, com representação no Congresso Nacional. Isso significa que, a exemplo dos parlamentares em exercício de mandatos, os presidentes partidários só poderão ser julgados no Supremo Tribunal Federal (STF).

A PEC da Blindagem foi aprovada em dois turnos de votação na Câmara dos Deputados por 353 votos a favor e 134 contra no primeiro turno, e por 344 a favor e 133 contra, no segundo turno.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Câmara dos DeputadosDias Toffolikim kataguiriPOLÍTICAstf