21 janeiro 2026

Trama golpista: julgamento do STF volta nesta quinta com voto de Cármen Lúcia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Imagem: Reprodução G1.

O julgamento da chamada trama golpista, envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus, será retomado nesta quinta-feira (11), às 14h, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra Cármen Lúcia apresentará o quarto voto do processo, que pode ser decisivo para o placar final.

Até o momento, já há maioria para condenar o tenente-coronel Mauro Cid e o ex-ministro da Casa Civil Braga Netto pelo crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Dois ministros, Alexandre de Moraes, relator do caso, e Flávio Dino, votaram pela condenação de todos os réus, ainda que com propostas de penas diferentes: Moraes sugeriu somar punições, enquanto Dino defendeu penas proporcionais ao grau de envolvimento.

O ministro Luiz Fux apresentou voto divergente, propondo absolvição parcial ou total de alguns réus, incluindo Bolsonaro, argumentando que não há provas suficientes para sua condenação.

A ministra Cármen Lúcia, única mulher entre os magistrados da turma e com mais tempo de atuação no STF, chamou atenção na semana passada ao questionar a defesa do ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. O advogado Andrew Fernandes afirmou que seu cliente não teve participação no golpe e tentou demover Bolsonaro de medidas extremas. Ao final da fala, a ministra perguntou ao advogado o que ele quis dizer, demonstrando atenção aos detalhes do caso.

Veja:

Informações via g1.

- Publicidade -

Veja Mais