Trump volta a defender Bolsonaro após decisão do STF

Trump volta a defender Bolsonaro após decisão do STF

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu nesta quinta-feira (11/9) à condenação de Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele disse ter ficado “surpreso” e “descontente” com o resultado do julgamento e afirmou que o caso lhe lembra os processos judiciais que enfrentou em território americano.

“Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso possa acontecer. Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil e ele é um bom homem”, declarou Trump, ao deixar a Casa Branca rumo a Nova York.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Bolsonaro e Donald TrumpReprodução: X Donald Trump em entrevista à imprensa na Casa Branca nesta sexta-feira (5/9)Reprodução: YouTube/The White House Trump e Eduardo BolsonaroReprodução: Redes Sociais Flávio Bolsonaro reage à condenação do pai; STF formou maioria para a próxima fase, da dosimetria da penaReprodução: Lula Marques Agência Brasil/X @FlavioBolsonaro/Montagem Karoline Leavitt diz que Trump não teme usar poder econômico para garantir liberdade de expressãoReprodução: YouTube/The White House

Voltar
Próximo

Leia Também

Notícias
Charlie Kirk, aliado de Trump, é assassinado com um tiro durante palestra

Política
Voto de Luiz Fux e mais: últimas atualizações do julgamento de Bolsonaro

Política
Imprensa internacional reage à condenação de Bolsonaro pelo STF

Política
Bolsonaro registra presença no jardim de casa no quinto dia do julgamento no STF

A fala ocorre poucas horas após a Primeira Turma do STF consolidar maioria para condenar Bolsonaro e outros sete integrantes do chamado núcleo duro da tentativa de golpe de Estado. Entre os crimes atribuídos ao ex-presidente estão organização criminosa armada, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio da União e destruição de bem tombado.

Trump já havia se manifestado contra o julgamento em julho, quando anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA. Na época, classificou o processo contra Bolsonaro como uma “caça às bruxas” e determinou também uma investigação comercial contra o Brasil, acusando o país de práticas desleais.

Nesta semana, a tensão cresceu ainda mais depois que a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que Washington está disposta a “usar meios militares” para proteger a liberdade de expressão, em referência direta ao julgamento no STF. O Itamaraty respondeu sem citar os EUA, mas rejeitando qualquer tipo de ameaça ou sanção contra a democracia brasileira.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Atos golpistasDonald TrumpJair Bolsonarojulgamento de BolsonaroPOLÍTICAstf