7 dezembro 2025

Turista lança filho pela janela para salvá-lo de acidente em bonde de Lisboa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Durante um passeio no elevador da Glória, em Lisboa, a suíça Rasha Abdul ouviu o barulho de um bonde descendo desgovernado e, para proteger o filho de três anos, o passou pela janela para os braços do marido, que já havia pulado. Minutos depois, o veículo, em alta velocidade, bateu contra um muro, provocando mortes e feridos de diferentes nacionalidades. O acidente aconteceu nesta última quarta-feira (3/9).

Rasha e a família estavam de férias em Portugal. Em entrevista à emissora Sky News, ela relatou ter jogado a criança pela janela do bondinho instantes antes de o veículo desgovernado bater. O marido conseguiu saltar primeiro e, em seguida, ela passou o menino para seus braços, temendo que a colisão fosse fatal. “Tínhamos medo de que ele batesse na gente. O fato de ele ter batido ali nos salvou”, disse. A criança, apesar do susto, não sofreu ferimentos graves.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Bondinho deixou 16 mortos e 21 feridosReprodução: CNN Portugal Bondinho minutos após descarrilarFoto: Facebook/Reprodução Momento após descarrilamentoReprodução: X Bondinho em LisboaReprodução: Internet Bondinho é histórico; foi lançado em 1885Divulgação: Carris

Voltar
Próximo

Leia Também

Mundo
Acidente com bondinho em Portugal deixa 15 mortos e 23 feridos

Carla Bittencourt
Família É Tudo: Vênus descobre caso de Pedro e Brenda, e ruiva assume crime

Redes Sociais
Franciny Ehlke realiza sonho durante viagem à China com marido bilionário

Cultura
Ressaca da Gaga: passeios para fazer no domingo no Rio de Janeiro

O descarrilamento ocorreu por volta das 18h04, horário de Lisboa, quando um dos cabos do elevador se rompeu. Sem freios, o bondinho ganhou velocidade e atingiu a fachada de um prédio na Calçada da Glória. A Proteção Civil informou que cerca de 20 pessoas estavam a bordo no momento do impacto.

Conforme as autoridades portuguesas, o acidente deixou 16 mortos e 21 feridos, entre eles cidadãos de 11 países. Até agora, foram confirmados quatro portugueses, dois alemães, dois espanhóis, além de vítimas da Coreia do Sul, Cabo Verde, Canadá, Itália, França, Suíça e Marrocos.

O número de brasileiros feridos subiu para dois: um homem de 45 anos, que já recebeu alta, e uma mulher que continua internada em estado grave no Hospital de São José, com previsão de transferência para o Hospital Fernando da Fonseca.

O elevador da Glória foi inaugurado em 1885 e é considerado um dos maiores símbolos turísticos de Lisboa. Ele transporta cerca de 3 milhões de passageiros por ano. O trajeto de 265 metros liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, com uma inclinação que chega a 40 metros de desnível.

Apesar de a empresa municipal Carris afirmar que as inspeções diárias estavam em dia e que o veículo havia passado por manutenção geral em 2022 e revisão em 2024, trabalhadores denunciam falhas constantes na conservação dos elevadores históricos.

As causas do descarrilamento seguem sob investigação. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou as mortes e prestou solidariedade às famílias das vítimas.

- Publicidade -

Veja Mais