6 dezembro 2025

União Europeia promete defender “cada centímetro” após ataque russo na Polônia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O clima voltou a ficar tenso para os líderes europeus que se pronunciaram nesta quarta-feira (10/9), repudiando a violação do espaço aéreo da Polônia por drones russos. Eles foram abatidos por caças poloneses e da Otan, mas se tornaram motivo de enorme revolta e preocupação nas últimas horas.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, fez um pronunciamento firme e afirmou que a União Europeia está preparada para defender “cada centímetro quadrado de seu território”. Ela ainda chamou a violação dos drones russos de “sem precedentes”.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Vulcão em erupção na Rússia após terremotoFoto: Filial de Kamchatka do Centro Federal de Pesquisa de Levantamentos Geofísicos da Academia Russa de Ciências/Telegram Criança de 2 anos tem braço arrancado em escada rolante de shopping; caso é investigadoFoto: Freepik Vladimir Putin e Nicolás Maduro – Internet Reprodução Internet Reprodução Emmanuel MacronReprodução / YouTube Presidente da Comissão Europeia Ursula von der LeyenReprodução / CNN

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
Trump afirma ter perdido Rússia e Índia para “sombria China”

Política
Rússia garante apoio à Venezuela na crise de Maduro contra Trump

Política
“A Ucrânia não perdeu”: Zelensky celebra independência com ataques à Rússia

Notícias
Criança de 2 anos tem braço arrancado em escada rolante de shopping na Rússia

“Hoje, testemunhamos uma violação insensata e sem precedentes do espaço aéreo da Polônia e da Europa por mais de 10 drones russos Shahed. (…) O flanco oriental da Europa mantém toda a Europa segura, do mar Báltico ao mar Negro. Por isso devemos investir em apoiá-lo. A Europa defenderá cada centímetro quadrado de seu território”, sentenciou.

Enquanto isso, Donald Tusk, primeiro-ministro da Polônia, disse que seu país “nunca esteve tão perto de um conflito armado desde o fim da 2ª Guerra Mundial”.
“Estamos lidando com uma provocação em grande escala. Estamos prontos para reagir a ataques e provocações. A situação é séria, e ninguém duvida de que devemos nos preparar para diversos cenários”, afirmou.

Outros líderes, como Emmanuel Macron, presidente da França; Kaja Kallas, primeira-ministra da Estônia; Josep Borrell, alto representante da União Europeia para Assuntos Externos e Política de Segurança; Keir Starmer, premiê do Reino Unido; e Mark Rutte, secretário-geral da Otan, também repudiaram as atitudes.

- Publicidade -

Veja Mais