Lideranças bolsonaristas apostam que o presidente Lula já tem um nome escolhido para suceder o ministro Luís Roberto Barroso, que anunciou nesta quinta-feira (9/10) sua aposentadoria do STF.
A aposta de lideranças do PL, partido de Bolsonaro, é de que Lula escolherá o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para a vaga de Barroso no Supremo Tribunal Federal.
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakifoto
O advogado-geral da União, Jorge Messias
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakifoto
O ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Isso mesmo diante de uma pressão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para que Lula indique o ex-presidente da Casa Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga deixada por Barroso na Corte.
Na visão dos bolsonaristas, Lula teria a tendência de indicar um nome de sua confiança, assim como foi com as outras duas escolhas recentes do petista: seu então advogado Cristiano Zanin e seu aliado político Flávio Dino.
Leia também
-
Em ligação, chanceler de Lula parabenizou Rubio por acordo sobre Gaza
-
Governo tentou última cartada para reverter derrota em MP; saiba qual
-
Alcolumbre pede desculpa a deputados por postura na PEC da Blindagem
-
Para Valdemar, Trump e economia ajudaram Lula em pesquisa
Para o PL, entretanto, a escolha por Messias ou Pacheco será indiferente. Lideranças da sigla dizem que, independentemente da indicação, o partido deverá votar contra a indicação de Lula ao STF no Senado.