O ex-deputado federal Cabo Daciolo anunciou nesta quinta-feira (23/10) que disputará novamente a Presidência da República nas eleições de 2026. O comunicado foi feito em suas redes sociais, acompanhado de um vídeo com trechos de debates da campanha de 2018, quando o político concorreu ao Planalto e terminou em 6º lugar.
Na publicação, Daciolo retomou o discurso que marcou sua trajetória, afirmando que pretende “transformar a colônia brasileira em nação brasileira”. Citando uma passagem bíblica, Jeremias 29:11-14, escreveu: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês”.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Ex-deputado federal Cabo Daciolo quer disputar presidência em 2026Reprodução: Instagram/@cabodaciolo Ex-deputado federal Cabo Daciolo em debate na BandReprodução: Band/Instagram @cabodaciolo Ex-deputado federal Cabo DacioloReprodução: Câmara dos Deputados Ex-parlamentar já falou sobre Eleições 2026 em julho deste anoReprodução: Instagram/@cabodaciolo Lula durante cerimônia de entrega de Cartas Credenciais falou sobre relações na América Latina e zona de pazReprodução: YouTube/CanalGov
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
Show da fé: oração de Daciolo impulsionou reação do Vasco no Brasileirão
Redes Sociais
Cabo Daciolo se apega à fé e pede orações para “salvar” o Vasco
Notícias gerais
Ex-jogador do Vasco é preso acusado de assassinar dono de joalheria
Política
Lula promete disputar eleições em 2026 e defende comércio sem protecionismo
O ex-congressista ainda não revelou por qual partido deve concorrer, nem adiantou eventuais alianças. A nova pré-candidatura marca mais um retorno à arena eleitoral de um político conhecido por unir mensagens religiosas e críticas à classe política tradicional.
Daciolo já havia sido lembrado em julho, quando publicou uma imagem com a frase “Cabo Daciolo 2026”, mas sem confirmar oficialmente a intenção de disputar o cargo. Na época, declarou: “Lula e Bolsonaro, faces opostas de uma mesma moeda. Fora Lula e fora Bolsonaro”.
A trajetória política do ex-bombeiro é marcada por idas e vindas. Após se eleger deputado federal pelo PSOL em 2014, Daciolo passou por partidos como Patriota, Avante e Podemos. Na eleição presidencial de 2018, recebeu 1,2% dos votos válidos. Quatro anos depois, chegou a lançar nova pré-candidatura, mas desistiu antes do pleito e declarou apoio a Ciro Gomes (PDT).
Em 2022, tentou vaga no Senado pelo PDT do Rio de Janeiro, obtendo 3,4% dos votos e novamente ficando em sexto lugar. Agora, Daciolo promete retornar com uma plataforma “pela soberania” e “pela fé”, reforçando seu estilo peculiar de misturar religião, nacionalismo e crítica ao sistema político brasileiro.






