9 de julho de 2026

Favorito para suceder Barroso no STF viajou com Lula para Bahia

Favorito para suceder Barroso no STF viajou com Lula para Bahia
Favorito para suceder Barroso no STF viajou com Lula para Bahia

Favorito para suceder Luís Roberto Barroso no STF, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, estava com presidente Lula quando o magistrado anunciou sua aposentadoria, na tarde da quinta-feira (9/10).

Messias viajou com Lula para a Bahia, onde participou da inauguração da montadora chinesa BYD, em Camaçari (BA), na região metropolitana de Salvador, e do anúncio de investimentos da Petrobras em Maragogipe (BA).

- Publicidade -

4 imagensO presidente do STF, Luís Roberto BarrosoFechar modal.1 de 4

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakifoto2 de 4

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakifoto3 de 4

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakifoto4 de 4

Governo da Bahia

Messias viajou no avião presidencial com Lula. Nas agendas, sentou-se ao lado dos senadores Angelo Coronel (PSD-BA) e Otto Alencar (PSD-BA). A previsão é que o ministro retorne a Brasília no mesmo voo do presidente.

Leia também

Além de Messias, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também é cotado para o cargo e conta com o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Saída de Barroso

Barroso anunciou sua aposentadoria durante a sessão do Supremo da quinta-feira (9/10). O magistrado afirmou que aquela seria sua última sessão plenária e que deve deixar a Corte na próxima semana.

O anúncio veio após meses de especulações de que Barroso deixaria o STF após o término de sua saída presidência, em 29 de setembro. O ministro foi sucedido por Edson Fachin, que comandará a Corte até 2027.